
Com a chegada do fim do período junino, comerciantes da Feirinha da Estação Nova fazem um balanço das vendas. Apesar da boa procura por milho e laranja, o feirante Estelito Bispo, conhecido como Jair, afirma que a comercialização foi prejudicada neste ano pela concorrência de vendedores de outras cidades e pela ocupação da pista por caminhões e caminhonetes, o que dificultou o acesso dos clientes.
Há anos comercializando produtos juninos na Feirinha da Estação Nova, Jair contou que iniciou as com otimismo, vendendo milho, amendoim e laranja para o período de São João, mas disse que o resultado ficou abaixo do esperado.

“Pra mim não foi igual aquela do ano passado não, porque entrou muito forasteiro e acabou atrapalhando as vendas da gente.”
Segundo o feirante, além da concorrência, a ocupação da pista por veículos de carga prejudicou a circulação de consumidores. Como o Acorda Cidade já mostrou, alguns comerciantes reclamaram de vendedores comercializando os produtos típicos do lado de fora do entreposto.
“Eles botaram aqui no meio da pista, tomando a pista. Acho que nem o poder público sabe sobre isso aí. Aqui parou caminhão de milho, caminhonete, fechou a pista e tirou o foco dos clientes comprarem.”

Jair informou ainda que precisou reduzir o preço do amendoim para conseguir vender toda a mercadoria.
“R$ 20 o balde, mas deu até R$ 15 o balde. Tive que baixar para vender, porque se não baixar ia tomar prejuízo mais ainda.”
Já o milho teve boa saída, sendo vendido a R$ 1 a espiga ou 15 unidades por R$10, enquanto a laranja apresentou grande oferta. Segundo ele, o cento da fruta variou entre R$ 35 e R$ 40, enquanto a laranja de umbigo chegou a custar entre R$ 60 e R$ 70.
Mesmo após o São João, Jair continua comercializando os mesmos produtos e, quando sobra mercadoria, busca alternativas.
“Muitas vezes eu faço doação. E muita vez eu vendo mais barato pra vender o restante.”

Além dos produtos juninos, Jair informou que o tomate teve redução no preço e está sendo vendido entre R$ 6 e R$ 7 o quilo. Já a cebola custa entre R$ 8 e R$ 10, e a batata está sendo comercializada por R$ 10 o quilo.
Com informações do repórter Ed Santos, do Acorda Cidade
Leia também: “Concorrência desleal”: comerciantes da Feirinha da Estação Nova relatam prejuízos com vendas no estacionamento
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
