
A Bahia marcou presença na Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada nesta semana, no Rio de Janeiro, com a participação de 20 estudantes. Entre os homenageados, destaque para Nykolas Nascimento Jesus, aluno da rede estadual de ensino da Bahia, que recebeu medalha de ouro na competição. A cerimônia reuniu outros 681 medalhistas de todas as regiões do Brasil e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Nykolas, de 17 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Anna Junqueira Ayres Tourinho, localizado no distrito de Mataripe, em São Francisco do Conde. O jovem, que é autista, participa da Obmep desde 2021 e construiu uma trajetória de destaque na competição.
Desde sua estreia na olimpíada, realizada durante o período da pandemia, Nykolas é medalhista em todas as edições de que participou. Em 2021, conquistou medalha de ouro nacional; em 2022, medalha de prata nacional; em 2023, medalhas de ouro nacional e regional; em 2024, medalhas de prata nacional e ouro regional; e, na edição de 2025, voltou a conquistar o ouro nacional, além do ouro regional, que será entregue em cerimônia marcada para o dia 15 de julho, em Alagoinhas.

Reconhecimento
Participar da cerimônia nacional representou mais um momento marcante na trajetória do estudante, que teve a oportunidade de celebrar a conquista ao lado de medalhistas de diferentes estados brasileiros e de acompanhar uma programação voltada à valorização da Educação e da Ciência. “Foi bem gratificante. A prova não é impossível, mas também não é fácil. Quando você vê que todo o esforço valeu a pena, a sensação é muito boa”, afirmou.
O estudante também destacou a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes regiões do país durante a programação. “Foi muito legal estar em um local com pessoas do Brasil inteiro. O mais marcante foi conhecer jovens que, por meio da Obmep, puderam ver o mar pela primeira vez ou fazer sua primeira viagem de avião”, contou.
Dedicação aos estudos
O desempenho de Nykolas é resultado de uma trajetória de dedicação aos estudos da Matemática, construída ao longo dos últimos anos por meio da participação contínua na Obmep. Para a preparação, o estudante participa dos Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti), realizados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em parceria com o Instituto Federal da Bahia (Ifba). Além disso, ele resolve provas de edições anteriores da olimpíada e troca experiências com outros estudantes por meio do Programa de Extensão Olímpica. “Todas estas estratégias ajudaram muito na minha preparação para a competição”, explicou.
Na escola onde estuda, ele recebeu incentivo de professores para participar de olimpíadas do conhecimento e eventos científicos, por meio do Projeto Mais Ciência, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Feira de Ciências da Bahia (Feciba) e a Feira Nacional de Iniciação Científica (Fenic).
Futuro
Com uma trajetória marcada por três medalhas de ouro e duas de prata na Obmep, Nykolas já iniciou mais um desafio. O estudante participou da primeira fase da edição 2026 da olimpíada e aguarda o resultado para seguir na competição. “Como este é meu último ano de Ensino Médio, a partir de 2027 não poderei mais participar da Obmep. Mas pretendo continuar competindo em outras olimpíadas de Matemática, como a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)”, afirmou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.
