25 de August de 2025

O crime de descaminho representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados no país.

The post Após abordagem a ônibus, PRF apreende celulares importados irregularmente em Poções appeared first on Acorda Cidade - Portal de notícias de Feira de Santana.

PRF apreende celulares importados
Foto: PRF

Na tarde da última sexta-feira (17), celulares de última geração e acessórios foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Poções. A ação aconteceu durante fiscalização de combate a criminalidade no KM 760 da BR- 116.

Foi dada ordem de parada a um ônibus interestadual que faz a linha São Paulo (SP) x Andorinha (BA) e, durante os procedimentos de fiscalização, foi encontrada uma mochila preta atrás da cadeira do motorista. Questionado, ele informou aos policiais que era uma encomenda.

Ao abrir a mochila a equipe constatou que no seu interior havia 16 smartphones aparentemente novos, sem embalagens primárias das seguintes marcas/modelos: 05 Apple/Iphone 11 128GB, 05 Apple/Iphone XR 128GB, 02 Apple/Iphone XR 64GB, 02 Apple/Iphone 13 Pro Max, 01 Apple/Iphone 12 Pro Max, 01 Iphone 11 64GB, além de 05 cabos USB da Apple. O material não estava acompanhado de nenhuma documentação fiscal.

Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Diante das circunstâncias, todo o material apreendido foi apresentado na Secretaria da Receita Federal para as tratativas administrativas legais.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

The post Após abordagem a ônibus, PRF apreende celulares importados irregularmente em Poções appeared first on Acorda Cidade – Portal de notícias de Feira de Santana.