27 de August de 2025
Fotos: Ney Silva / Acorda Cidade
A artista plástica Nadja Pitombo está em busca de apoio financeiro para custear o tratamento de um nódulo na coluna.
Fotos: Ney Silva / Acorda Cidade

A artista plástica Nadja Pitombo está em busca de apoio financeiro para custear o tratamento de um nódulo na coluna. O inchaço, que possui cerca de 7 centímetros, está localizado na cauda equina, estrutura que fica na base da coluna vertebral. As doações podem ser feitas através da chave PIX (telefone) 75 98162-7337.

“Sinto dores terríveis. Eu tenho que fazer acompanhamento com ressonância magnética, a cada seis meses, para acompanhar o nódulo. O médico disse que é um nódulo benigno, mesmo sem fazer uma biópsia. Eu sinto muita dor. Eu vivo à base de nimesulida [medicamento indicado para o tratamento de dores e de processos inflamatórios]. Os médicos não me medicaram. Me medico por conta própria”, disse Nadja.

idosa com problema de saúde
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

A ressonância magnética, procedimento que a artista plástica precisa realizar periodicamente para acompanhar a evolução do nódulo, é oferecida de forma gratuita na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, o exame só pode ser realizada depois da autorização do núcleo de regulação de pacientes do estado da Bahia. Sistema gerido pela secretária estadual de Saúde (Sesab).

“Já entrei na fila da regulação para realizar uma ressonância. Mas está demorando muito para sair a autorização. Os médicos afirmam que querem acompanhar, porque um deles disse que pode diminuir. É um caso que tem que ser operado, porque o nódulo pode me prejudicar futuramente”, declarou Nadja.

O Cão

Nadja revelou que parte do valor arrecadado será utilizado em outro tratamento. Ela é tutora de um cão da raça labrador que possui displasia coxofemoral, uma condição esquelética que afeta a articulação do quadril dos cães. O animal, com 11 anos e considerado de grande porte, está há quase 3 meses sem andar e utilizando fraldas.

cão doente
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“De junho pra cá ele parou de andar completamente. Ele precisa de um tratamento e eu não tenho condição de cuidar dele porque a minha situação financeira não está boa. Ele precisa de cuidados veterinários. Eu nem sei se ele tem outra doença. Eu cuido de mais três cachorros, eles são meus companheiros fiéis”, finalizou a tutora.

cão doente
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Matéria escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão *****

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram