29 de August de 2025
Foto: Agência IBGE Notícias
Serão quatro episódios, tendo como tema patrimônios simbólicos que ajudaram a construir a identidade e a cultura da cidade.
Foto: Agência IBGE Notícias

O terceiro episódio da série “Feira, Sua História e Sua Gente”, com o tema quilombo, foi ao ar na manhã desta sexta-feira (13) durante o programa Acorda Cidade. A série é uma homenagem à Feira de Santana, que completa 191 anos de emancipação política na próxima semana. 

O projeto é uma tradição no programa comandado pelo comunicador Dilton Coutinho. Neste ano, que terá ao todo quatro episódios, foram escolhidos símbolos que traduzem a personalidade e a cultura feirense para serem temas.

Quilombo

A série chegou ao penúltimo episódio fazendo uma homenagem aos povos tradicionais de Feira de Santana. O tema foi quilombo. Os narradores Andrea Trindade, editora-chefe do site Acorda Cidade, e Jefferson Araújo, estagiário do portal, conduziram os ouvintes a uma viagem às tradições feirenses.

Historicamente os quilombos eram comunidades formadas por africanos escravizados e seus descendentes que fugiam da escravidão e se estabeleceram em locais remotos, como matas e terras de difícil acesso. Os quilombos sempre reconhecidos com locais de resistência à escravidão e à opressão, e um lugar para transformar as relações escravistas.

De acordo com dados mais recentes do Censo Demográfico de 2022, Feira tem mais de 12 mil pessoas autodeclaradas quilombolas. O que coloca o município entre os dez com maior população quilombola no Brasil, sendo o nono colocado no ranking nacional. A Bahia, de forma geral, é o estado com a maior população quilombola do país, abrigando quase 30% dos quilombolas brasileiros.

A engenheira agrônoma e professora, Izabel de Jesus, fez uma participação especial no episódio. De forma didática, a professora abordou pontos considerados importantes para entender a presença de uma população dos quilombolas no território de Feira de Santana.

“A gente vai ver a lei que teve a falsa libertação dos escravizados, foi em 1838, então Feira de Santana, do ponto de vista histórico, já tem comércio em 1700. A rota, vamos dizer assim, fala do comércio de boas, ninguém diz do comércio de pessoas escravizadas, mas pensando nisso também, Feira de Santana, é essa rota de comércio de pessoas escravizadas”, destacou a professora. 

A série

Feira, Sua História e Sua Gente é uma série produzida pelo publicitário e produtor do programa Acorda Cidade, Juvenal Martins. Neste ano, serão quatro episódios, veiculados uma vez por semana até a data do aniversário da cidade, dia 18 de setembro. Os episódios terão como tema patrimônios simbólicos que ajudaram a construir a identidade de Feira de Santana.