

Foi solto no final da tarde desta sexta-feira (13) o capitão da Polícia Militar suspeito de extorquir um comerciante de 64 anos, no município de Santo Estêvão, cidade que fica a cerca de 157 km da capital, Salvador. O policial, preso na tarde de quinta (12), estava detido no Batalhão de Choque da Polícia Militar da Bahia e foi liberado após uma audiência de custódia.
“Ele participou por videoconferência da audiência de custódia. Ficou comprovado que não passou de um mal entendido. Dessa maneira, o juiz concedeu a liberdade ao capitão. Ele vai responder ao procedimento em liberdade. Nós viemos na noite de sexta (12) ao Batalhão de Choque cumprir o alvará de soltura. Ele já se encontra solto e junto aos familiares”, disse Armênio Seixas, advogado do capitão.
O motivo da prisão
Segundo informações apuradas pela reportagem do Acorda Cidade, a vítima estava sofrendo extorsão por dois homens, que utilizando distintivos e se passando por policiais civis e cobraram uma dívida no valor de R$ 70 mil, que deveria ser paga até esta quinta-feira (12). O idoso foi à delegacia, relatou a situação para o delegado e registrou um boletim de ocorrência, antes de entregar o dinheiro aos homens.
O idoso marcou o encontro com os homens e, no momento em que ele estava entrando em um veículo branco, os policiais civis abordaram o carro e prenderam os suspeitos em flagrante. Um deles foi identificado como capitão da PM, lotado na 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (66ª CIPM), de Feira de Santana.
O oficial foi conduzido, com o segundo homem, para o Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, onde estão sendo autuados em flagrante. Após o procedimento, o capitão será encaminhado para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, e o outro homem passará por audiência de custódia.
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) se pronunciou no dia da prisão por meio de nota. Confira a íntegra do comunicado abaixo.
Na tarde de quinta-feira (12), o Comando de Policiamento da Região Leste foi informado pela Polícia Civil sobre a prisão em flagrante de dois indivíduos durante uma operação no município de Santo Estêvão. Entre os detidos, encontra-se um oficial da Polícia Militar, lotado em Feira de Santana.
O flagrante está sendo formalizado no Complexo Policial do Sobradinho, com o acompanhamento do comandante da área onde está sediada a delegacia, bem como do comandante do oficial acusado, que estão presentes para assegurar que todos os procedimentos legais sejam rigorosamente seguidos.
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o Comando de Policiamento da Região Leste reafirmam seu compromisso com a legalidade e a transparência. Serão tomadas todas as providências necessárias para a completa apuração dos fatos, garantindo a devida responsabilização de quem tenha descumprido a lei.
Leia também: Capitão da Polícia Militar é preso acusado de extorquir comerciante na cidade de Santo Estêvão
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram