23 de August de 2025

Eles se concentraram próximo ao cruzamento com a Avenida Maria Quitéria e em seguida percorreram várias ruas e avenidas da cidade.

The post Encontro reúne apaixonados pelo Fusca em Feira de Santana appeared first on Acorda Cidade - Portal de notícias de Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em comemoração ao Dia do Fusca que foi comemorado ontem (20) e também como uma atividade de integração e lazer, apaixonados pelo Fusca participaram de um encontro na manhã deste domingo (21), na Avenida Presidente Dutra em Feira de Santana. Eles se concentraram próximo ao cruzamento com a Avenida Maria Quitéria e em seguida percorreram várias ruas e avenidas da cidade.

Mário de Jesus Souza que é conhecido como Nem do Fusca, um dos organizadores do encontro e também integrante do Clube do Fusca, contou ao Acorda Cidade sobre a sua paixão pelo veículo e algumas boas lembranças e experiências que já viveu com o fusca.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Nem do Fusca

Ele disse que o fusca é uma máquina de fazer amizades, de reunir as famílias e através dele, já teve a oportunidade de ir para várias cidades participar de eventos e encontros. Petrolina é uma dessas cidades que ele conta que foi um momento muito bacana e ficou até em dúvida se o fusca iria chegar até lá. Mas, segundo ele, graças a Deus chegou e foi ‘de boa’.

“Tenho oito fuscas em casa e o meu xodó é o Itamar 96 que eu não vendo por nada. Já fui para várias cidades de fusca. Cidades como Amargosa, Petrolina. Petrolina eu já fui três vezes. É muito bacana e uma paixão”, afirmou.

Nem do Fusca relatou que o grupo de amantes de fuscas em Feira de Santana conta com cerca de 80 participantes. Nos encontros, segundo ele, há a presença de uma média de 30 admiradores do veículo.

Sobre a manutenção do carro, ele relatou que não é barato. Mas, que busca manter em seus veículos todas as peças originais.

“Um fusca arrumado custa acima de R$ 20 mil. Para manter tem que gostar. Fusca antigamente era carro de pobre. Hoje já não é mais”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O caminhoneiro Valter dos Santos Carvalho afirmou que a sua paixão pelo fusca existe há 27 anos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Valter dos Santos

“Comprei um fusca acabado ano 84. Comecei a reformar, a paixão foi aumentando e nunca mais eu deixei. O meu fusca faz em média 9 a 10 km por litro de gasolina. Tenho outro carro, mas o querido é o fusca”, comentou.

Valter ressaltou que também já foi a várias cidades com o carro. Amargosa, Jacobina e no Vale do Jiquiriçá. Para ele, o fusca é um carro que une pessoas e famílias.

A esposa dele, Tereza Carmo disse que o acompanha nas aventuras com o fusca há quatro anos e que tem vivido bons momentos.

“É muito bom. A gente sai para passear. Vai para cidades vizinhas. É maravilhoso”, acrescentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Paula Pontes foi uma das primeiras mulheres a participar do grupo de apaixonados por fusca em Feira de Santana. De acordo com ela, já teve outros veículos, como Santana e Landau, mas o fusca tem lugar reservado em seu coração.

“Venho de uma família que gosta de carros antigos e fui a primeira mulher a chegar ao Clube do Fusca. Foi há 15 anos. Sou da Amazônia e já vim de outros clubes. Já tem mais de 20 anos a minha história com o fusca. A gente ama, é apaixonada pelo ‘besouro’. O prazer está na alma, no coração. E eu não dirijo, eu piloto”, encerrou.

Carlos Barbosa dos Santos Filho, militar aposentado também falou ao Acorda Cidade sobre a sua relação com o fusca. Ele afirmou que já teve outros carros antigos, como o Chevet, mas o fusca é um amor desde a sua juventude.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Carlos Barbosa

“Já tive fusca ano 78, 84 e tenho esse fusca 96. Está tudo original possível. É caro manter, encontrar algumas peças de reposição. Mas em Feira há duas lojas especializadas em fusca”, destacou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Dia Nacional do Fusca: proprietários relatam paixão pelo automóvel

The post Encontro reúne apaixonados pelo Fusca em Feira de Santana appeared first on Acorda Cidade – Portal de notícias de Feira de Santana.