

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (26) a Operação “Fio Condutor”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubos armados a empresas no interior do estado, especialmente em áreas próximas à BR-324 e no Polo Industrial de Camaçari. Durante a operação, foram cumpridos 23 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões. Além disso, por ordem judicial, foi determinado o bloqueio de até R$ 400 mil em ativos financeiros nas contas dos investigados.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, vinculada à 1ª Coorpin/Deic, e mobilizou mais de 60 policiais civis de diversas unidades especializadas, como a Core, Draco, DHPP, DPMCV e outras delegacias.
O grupo é apontada como responsável por diversos assaltos com uso de armas de fogo, envolvendo rendição de vigilantes e subtração de materiais de alto valor. Entre os alvos da organização estão empresas como BYD Motors (Camaçari), RMV Engenharia (Alagoinhas) e GBM Engenharia, localizada às margens da BR-324, em Feira de Santana.
Segundo informações apuradas pelo Acorda Cidade com a polícia, o roubo à GBM, que resultou na subtração de R$ 400 mil em equipamentos, motivou a investigação que deu origem à operação. Em junho, um dos integrantes da quadrilha já havia sido preso pela DRFR de Feira de Santana. A partir daí, ele firmou acordo de colaboração premiada, fornecendo informações cruciais para a investigação.

Além dos 23 mandados cumpridos, a Operação Fio Condutor alcançou os seguintes resultados:
- 5 pessoas presas
- 1 veículo VW Jetta apreendido
- Fios e materiais de cobre e ferramentas recuperados
- Porções de maconha, cocaína e crack
- 01 balança de precisão
- 02 pistolas apreendidas
- 09 carregadores
- 02 simulacros de fuzil
- 245 munições de diversos calibres (.38, .40, 9mm, 7.62, 5.56)
- Roupas camufladas
O líder do grupo foi localizado em uma casa de alto padrão no bairro de Paripe, em Salvador, com piscina e vista para o mar. A captura contou com o suporte tático da Core (Coordenação de Operações e Recursos Especiais).

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também: Operação Fio Condutor desarticula esquema criminoso ligado a crimes patrimoniais
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.