

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito e da vice de Contendas do Sincorá, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, Ueliton Valdir Palmeira Souza (Avante) e Erica Brito de Oliveira (Avante).
Tomada nesta quarta-feira (27) pelo juiz Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho, a decisão atende uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pela chapa adversária que acusa Didi e Professora Érica, como são conhecidos, de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2024.
Nas eleições do ano passado, a chapa vencedora venceu a adversária pela diferença de 58 votos.
A sentença foi baseada em uma série de provas, o que inclui gravações de áudio periciadas que confirmaram a voz do ex-candidato a prefeito, e uma quebra de sigilo bancário que revelou um “padrão sistemático” de transferências de valores para eleitores.
Além disso, depoimentos de diversas testemunhas corroboraram as acusações de compra de votos em troca de dinheiro, cestas básicas e outros bens.
O Ministério Público Eleitoral havia se posicionado pela procedência parcial da ação, pedindo a cassação dos mandatos e a declaração de inelegibilidade de oito anos de Ueliton e Julia de Menezes Souza, outra investigada no caso. Ainda cabe recurso à decisão.
Fonte: Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.