

Publicações que circulam desde a madrugada deste sábado (30) diziam que Trump poderia ter morrido. As supostas evidências que embasariam o boato seriam a agenda esvaziada do republicano neste fim de semana e a falta de declarações públicas dele desde terça-feira.
Além disso, usuários retomaram a circulação de uma foto de um hematoma na mão do presidente, que viralizou nesta semana, para sugerir que ele estaria enfrentando um grave problema de saúde.
Pessoas também associaram o fato de a Casa Branca ter colocado a bandeira americana a meio-mastro em frente ao prédio desde a última terça-feira. Um usuário da rede social X comentou: “Atenção! A bandeira da Casa Branca foi colocada a meio-mastro — algo que só acontece quando um presidente morre ou quando o país está em luto oficial.”
⚠️ Por que é falso?
A foto da Agência France-Presse (AFP) tirada na manhã deste sábado (30) flagra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e sua neta Kai Trump saindo da Casa Branca em uma comitiva presidencial, que tem por destino o caminho do campo de golfe Trump National, em Sterling, Virgínia.
Segundo a correspondente da Globo em Washington, Raquel Krähenbühl, a agenda do presidente americano já não incluía eventos oficiais neste fim de semana. Krähenbühl também confirmou que um grupo de jornalistas se preparava para acompanhar o dia de Trump no campo de golfe.
Comunicado assinado por Trump, do dia 27 de agosto, determinou que a bandeira americana fosse colocada a meio-mastro à frente de todos os prédios públicos no território dos EUA, em razão do ataque realizado em Minneapolis, quando um atirador abriu fogo em uma igreja em Minneapolis, nos Estados Unidos, matando 2 crianças e ferindo outras 17 pessoas.
“Ordeno, por meio deste, que a bandeira dos Estados Unidos seja hasteada a meio mastro na Casa Branca e em todos os edifícios e terrenos públicos, em todos os postos militares e bases navais, bem como em todos os navios da Marinha do Governo Federal no Distrito de Columbia e em todo o território dos Estados Unidos, incluindo seus territórios e possessões, até o pôr do sol de 31 de agosto de 2025″, diz o trecho do comunicado.
Sobre a mancha roxa na mão flagrada em uma cerimônia, o time de comunicação de Trump isse que se tratava de uma irritação na pele provocada pelo excesso de apertos de mã e o uso de aspirina para o seu tratamento cardiovascular. Em julho, Trump foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica — condição que causa inchaço nas pernas e hematomas nas mãos, uma condição mais comum entre pessoas com mais de 70 anos de idade. O presidente dos EUA completou 79 anos no último dia 14 de junho.
Fonte: g1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.