

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana promoverá, no próximo sábado, dia 13 de setembro, um mutirão para a realização de consultas e procedimentos médicos. O evento, que faz alusão à Campanha Outubro Rosa, atenderá somente pacientes que realizaram um pré-agendamento.
Ao todo, a fundação espera atender quase mil pessoas em três unidades do município. O mutirão ocorrerá no Ambulatório Saúde da Mulher, bairro Jardim Cruzeiro; no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI II), bairro Baraúnas; e no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), no Centro da cidade.
Posso ir?
Em entrevista ao Acorda Cidade, Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, destacou a evolução nos atendimentos oferecidos pelas unidades do município, ressaltando que somente o Ambulatório de Saúde da Mulher realizou cerca de 40 mil exames de especialidade em pouco mais de um ano de funcionamento.
Apesar do número expressivo, Gilbert reforçou que, neste sábado (13), os atendimentos em todas as três unidades que estão realizando o mutirão obedecerão com rigor a ordem de marcação. Ou seja, só serão atendidos homens ou mulheres que realizaram o pré-agendamento para as consultas médicas ou para a realização de algum tipo de exame ou procedimento.

“É importante a gente reforçar que todos esses atendimentos foram feitos em pré-agendamento de dois dias. Porque, como são consultas de especialidade, cada médico tem um quantitativo que pode atender. Então, não tinha como a gente fazer um mutirão sem um pré-agendamento ao sábado e a gente acabar tendo mil, 1.500 pessoas e não poder atender e sair uma campanha negativa”, disse o presidente.
Expectativa
Lucas explicou que foram agendados 300 pacientes para o Ambulatório de Saúde da Mulher. A unidade contará com 10 profissionais médicos realizando atendimentos menos especializados, como consulta de planejamento familiar e consulta de ginecologia. Foram feitos também 300 agendamentos para o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem e 390 para o CMPC.
“A gente já vem fazendo esse pré-agendamento de ultrassom, de consulta. No CMDI-II, que é uma unidade nova também, a gente vai ter atendimentos como pequena cirurgia, mamografia, raio-x e no CMPC vão abrir e vão atender toda essa demanda reprimida”, disse a presidente da Fundação hospitalar de Feira de Santana.
Celebração
Gilbert Lucas aproveitou a oportunidade para celebrar o desempenho do Ambulatório Saúde da Mulher, que completa um ano de atuação. Muito satisfeita com os números da unidade, a presidente da fundação hospitalar considera que, apesar de ter sido inaugurada recentemente, a unidade já pode ser considerada uma referência.

“Quando a gente fala de referência, não é só o atendimento ali às mulheres, mas todo o acompanhamento. Por exemplo, muitas mulheres passam pela consulta ginecológica, elas passam depois pela necessidade de cirurgia, por exemplo, ginecológica, passam pela consulta da triagem do cirurgião e fazem a cirurgia aqui no hospital da mulher. Então, é todo um encaminhamento feito pelo ambulatório”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram