

O vereador Ismael Bastos (PL) criticou os atentados contra políticos de direita em todo o mundo. Em sua fala, que foi realizada na sessão desta quinta-feira (11) da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, o parlamentar listou uma série de ataques a políticos conhecidos e repercutiu a morte do influenciador Charlie Kirk.
Kirk era um conservador norte-americano e aliado próximo do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump. O influenciador morreu na quarta-feira (10) após ser atingido por um tiro no pescoço enquanto discursava durante um evento em uma universidade do estado americano de Utah.
“Ele deixa órfãos dois filhos pequenos e uma esposa viúva. Isso é fruto do atentado da esquerda. Olha como grande parte da imprensa trata o caso: ‘Charlie Kirk, ativista da extrema direita, é baleado’. O cara que tomou um tiro, ele que é extremista? Olha a incoerência do título da matéria da Globo News. Kirk, que foi assassinado por um extremista esquerdista, é chamado ele extremista”, disse o vereador.
O parlamentar ainda mostrou fotos dos atentados sofridos por Donald Trump, que levou um tiro de raspão na orelha em julho de 2024; Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, que morreu após ser baleado em julho de 2022; Miguel Uribe, senador colombiano e pré-candidato à Presidência que morreu após ser baleado em junho de 2025; e o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado em setembro de 2018 durante um comício de campanha em Minas Gerais.
“São os atentados recentes de grande impacto mundial que a esquerda promoveu. Aqui na Bahia, nós temos o exemplo do governador Jerônimo, que disse que quem votou em Bolsonaro tem que ser jogado dentro de uma vala. Eles dizem que a direita é extremista, nos acusam de ser os intolerantes, mas quem são os verdadeiros intolerantes?”.
“A vítima é sempre a direita. Os tiros vão sempre em direção à direita. As facadas sempre em direção ao campo conservador. Os atentados são sempre contra a direita e promovidos pela extrema esquerda. Por mais que a extrema esquerda, porque eu não classifico que é toda a esquerda, desfira esses ataques pessoais, atentados à vida, com bala, com tiro, com facada, a direita se mantém viva, ela está crescendo e ela voltará a ocupar os lugares de destaque no mundo inteiro”, conclui o vereador.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram