6 de December de 2025
Foto: Paulo José / Acorda Cidade
“O que a gente precisa esclarecer é que a população está deixando de ter representantes qualificados", disse o vereador.
Foto: Paulo José / Acorda Cidade
Jurandy Carvalho, vereador de Feira de Santana pelo PSDB
Jurandy Carvalho, vereador de Feira de Santana pelo PSDB | Foto: Paulo José / Acorda Cidade

O vereador Jurandy Carvalho (PSDB) defendeu que o projeto que prevê o aumento do número de vereadores em Feira de Santana seja pautado pela mesa diretora da Câmara. O texto, de autoria do tucano, prevê a criação de mais quatro cadeiras no legislativo feirense, passando de 21 para 25 parlamentares.

Segundo o vereador, a chegada de mais quatro vereadores não representa aumento nos gastos públicos. Jurandy afirmou que o orçamento da Câmara já garante ao município a possibilidade de ter até 27 parlamentares, configuração definida na Constituição Federal para cidades com mais de 600 mil habitantes.

“O que a gente precisa esclarecer é que a população está deixando de ter representantes qualificados. Poderíamos ter mais quatro representantes sem aumento de gasto. O gasto será o mesmo. O que precisamos fazer é qualificar a população, não estou chamando aqui a população de analfabeta, para que tenhamos um legislativo interessado em discutir as questões voltadas para os interesses do povo”, disse o vereador.

Ampliação da representatividade

Além de disponibilizar o texto para debate entre os colegas, Jurandy defendeu a aprovação da medida. Segundo o parlamentar, aumentar o número de vereadores significa elevar significativamente a capacidade de promover discussões relevantes sobre temas como educação, meio ambiente e segurança.

“A lei brasileira é clara: cidades acima de 600 mil habitantes podem ter até 27 vereadores. E estamos perdendo a oportunidade de ter representantes aqui, de ter um debate maior, uma discussão mais ampla sobre Feira de Santana com essas pessoas que estão aqui. Não vai aumentar dinheiro nenhum, não haverá aumento de nada, só vai aumentar o número de vereadores”.

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

“Há uma grande discussão na Casa, com vereadores contra e vereadores a favor. Acho que precisamos discutir com a população, e isso precisa vir à pauta. Eu trouxe essa proposta logo que retornei ao mandato. Precisamos retomar essa discussão para que a população entenda o que está fazendo. Não está aumentando o dinheiro, apenas o número de vereadores”, concluiu Jurandy.

Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.