

Duas mulheres foram flagradas tentando entrar com materiais ilícitos no Conjunto Penal de Eunápolis. Além delas, outras cinco visitantes foram levadas à Delegacia sob a suspeita da mesma prática.
O caso aconteceu nesta quinta-feira (18), quando, durante o procedimento de revista de visitantes realizado no Pavilhão A, policiais penais identificaram uma tentativa de ingresso de substâncias ilícitas na unidade, através de sandálias com compartimentos ocultos entre os solados.
A irregularidade foi constatada inicialmente em um par de sandálias do tipo havaiana, que apresentava um compartimento interno cuidadosamente lacrado, contendo substância análoga à maconha. Diante da suspeita de um possível esquema articulado, foi determinado o monitoramento das visitantes que utilizavam calçados semelhantes.
Durante a apuração, verificou-se que cinco mulheres que deixavam o pátio de visitas utilizavam sandálias idênticas, todas com compartimentos falsos, já vazios, porém com resíduos de substância análoga à maconha, indicando que o material ilícito possivelmente havia sido entregue a custodiados no interior da unidade.
Além disso, em outro caso, por meio do uso do bodyscan, foi identificada a presença de substância ilícita oculta nas partes íntimas de uma visitante, bem como entorpecentes escondidos em seu calçado. No total, foram apreendidas duas porções cilíndricas de substância análoga a haxixe, além de quantidade adicional de substância análoga à maconha, ocultada em sandálias.

Ao final da ocorrência, sete visitantes e dois custodiados foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Eunápolis, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, incluindo autuações pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme os elementos apurados.
Em razão da complexidade da ocorrência, da relevância das informações levantadas e do número elevado de envolvidos, a ação contou com a colaboração do Delegado Titular de Eunápolis, da Inteligência da Polícia Militar, do 28º Batalhão da Polícia Militar, além do empenho dos Monitores de Ressocialização e da Diretoria da unidade, evidenciando uma atuação integrada e cooperativa entre as instituições de segurança pública.
Como medida administrativa, foi determinado o cancelamento do cartão de visitante dos envolvidos, bem como a instauração de Procedimento Disciplinar (PD) para apuração da conduta dos custodiados implicados.
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) reafirma o compromisso com o combate à criminalidade.

Balanço da ocorrência:
Aproximadamente 260 gramas de substância análoga à maconha apreendidas;
Sete pares de sandálias recolhidos, sendo dois contendo drogas.
Levantamento de informações preliminares relevantes sobre um possível esquema de distribuição de drogas no interior da unidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
