23 de December de 2025
Com anexo parado e auditoria sem conclusão, presidente Câmara de Feira propõe construção de nova sede
Marcos Lima | Foto: Paulo José/Acorda Cidade
A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (23) enquanto o presidente apresentava o balanço das ações realizadas em 2025.
Com anexo parado e auditoria sem conclusão, presidente Câmara de Feira propõe construção de nova sede
Marcos Lima | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Funcionando em plena harmonia. Foi desta forma que o presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Marcos Lima (União Brasil), descreveu o clima na Casa durante a legislatura de 2025. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (23), durante uma entrevista no Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News FM.

Plenário da Câmara de Vereadores de Feira de Santana | Foto: Jefferson Araújo / Acorda Cidade

“Temos as discussões normais que devem haver no parlamento, e é necessário que se tenha, mas parece que deu uma melhorada. O que a gente não pode permitir é que a Câmara seja avacalhada nas redes sociais de uma forma bem negativa. [Antes] o debate era pessoal, ideológico, não era um debate em prol de melhoria para a cidade”, disse o presidente.

“Hoje nós já vemos uma Câmara totalmente diferente, muito mais harmoniosa, mas também com um foco em resolver as coisas da cidade. Foram apresentados mais de 200 projetos, dos quais cerca de 100 foram aprovados. Todos os projetos do Executivo foram aprovados, muitos deles por unanimidade, porque a Câmara Municipal entendeu que era necessário para que as coisas aconteçam na cidade”, complementou o presidente.

Esforço coletivo

Lima aproveitou a oportunidade para destacar que, além do retorno dos servidores que estavam trabalhado de casa, houve investimento em qualificação profissional e regularização de processos internos. O presidente afirmou que foi realizada a capacitação desses servidores para que pudessem prestar um bom serviço à sociedade.

“Foi um ano em que nós nos dedicamos. Eu mesmo, me dediquei praticamente integralmente [à presidência], não fiz nem tanto a parte política fora da Câmara. Eu tive que estar mais presente na parte administrativa, com os colegas vereadores e na gestão em si, para poder organizar. Hoje nós conseguimos visualizar a Câmara muito mais organizada, harmônica e mais preparada para poder servir ao povo”, disse o vereador.

Relação com o Executivo

Sobre o ambiente político, o presidente reconheceu que, de maneira geral, a Câmara tentou estabelecer um diálogo positivo e cordial com o prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil). Segundo Lima, a relação entre Câmara e Prefeitura está sendo muito respeitosa e produtiva, o que garante bons resultados para o desenvolvimento da cidade.

Prefeitura de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O prefeito tem encaminhado os projetos, tem respeitado a Câmara Municipal, a nossa individualidade, mas nós entendemos, e a Câmara entende, que trabalhar com harmonia, trabalhar com parceria é bem melhor do que trabalhar com rivalidade. O que nós estamos pensando é que a cidade não pode deixar de andar, de se sobressair, e a Câmara Municipal não pode impedir”, disse.

Pregando harmonia

O vereador lembrou ainda que matérias fundamentais para a gestão municipal foram aprovadas dentro do prazo legal, como o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Outro ponto sensível abordado foi a reforma da Previdência Municipal. O presidente afirmou que a Câmara teve papel decisivo no processo.

“A Previdência estava caminhando para a falência. Se não houvesse a reforma, teria que ser extinta. A Câmara participou das discussões, dialogou com a equipe técnica do prefeito e aprovou a reforma para manter viva a Previdência de Feira de Santana”, concluiu o presidente.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.