

Os três primeiros dias do Festival Virada Salvador 2026 já consolidaram a capital baiana como um dos principais destinos turísticos do Brasil neste período do ano. Entre os dias 27 e 29 de dezembro, a cidade recebeu 119.763 turistas, que injetaram R$ 130,8 milhões na economia do município, de acordo com dados prévios do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Durante o período, a taxa média de ocupação hoteleira foi de 80%, refletindo a forte presença de visitantes nacionais e internacionais atraídos pelos atrativos naturais e históricos da capital baiana, pela programação cultural, pela diversidade de experiências e pela estrutura preparada pela cidade para celebrar o Réveillon.
Para a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, os números confirmam o sucesso do planejamento estratégico adotado pela cidade.
“Esses dados são resultado de uma estratégia consistente e do posicionamento de Salvador como um destino turístico global. A cidade está preparada, atrativa e conectada com o mundo, trazendo turistas de diversos países, fortalecendo nossa economia e gerando emprego e renda para os nossos cidadãos”, destacou.
A gestora pontuou ainda a alta procura por hospedagens alternativas. “Existe um novo perfil de turista que não procura hotéis e opta por AirBnB ou outro tipo de hospedagem alternativa, além das casas de parentes. Tenho transitado por Salvador e vejo o alto fluxo de turistas, sobretudo no centro da cidade. A nossa ideia é consolidar ainda mais para que eles voltem para nossa terra”, completou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e no grupo de Telegram.
