

As estudantes Letícia Amarante Torres, de 19 anos, e Maria Júlia Rocha, de 18 anos, conseguiram obter notas consideradas excelentes na redação da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para as jovens, que moram em Feira de Santana, as notas elevadas são resultado de muito esforço e dedicação.
Letícia, que tirou 960 pontos, contou à reportagem do Acorda Cidade que espera que o desempenho positivo seja suficiente para garantir a ela uma vaga no curso de engenharia mecânica.

“Sempre fui uma pessoa muito dedicada aos estudos, mas minha maior facilidade no colégio sempre foi na área de exatas, então eu ter conseguido uma nota alta em redação é quase uma surpresa”, disse Letícia.
Já para Maria Júlia, que tirou 900 pontos, o resultado acima da média lhe dá muito orgulho e é fruto de um período de muita dedicação e renúncia para a prova. Foi a primeira vez que a jovem realizou o Enem.

“Venho de escola pública desde o 6º ano. Terminei o ensino médio no ano passado e lembro que eu estava em desespero por isso. Eu falei assim: meu Deus, eu não consegui fazer como treineira nem no primeiro nem no segundo ano. Chegando no terceiro, eu vou entrar em desespero, mas não. Me preparei muito durante o ano inteiro”, disse Júlia.
🤩Aquele momento especial
Considerado por muitos o “bicho-papão” do Enem, a redação pode ser também uma oportunidade de elevar de forma expressiva a nota média do exame, uma vez que é possível tirar 1.000 pontos com um bom texto argumentativo. Ao Acorda Cidade, as estudantes contaram que ficaram muito emocionadas ao ver o resultado.
“Eu chorei, minha primeira reação foi chorar de alívio, de sair um peso das minhas costas, por perceber que todo o meu esforço valeu a pena, que eu cheguei onde eu queria chegar e que eu tive minha recompensa no nível do que eu me entreguei”, disse Letícia.
“Eu nem consegui acreditar quando eu vi a nota. Na hora, eu chorei de emoção, fiquei muito emocionada porque eu não esperava que eu conseguisse chegar tão longe com os meus estudos”, completou Maria Júlia.

📝Dicas valiosas
A proposta de redação no Enem 2025 convocava os estudantes a apresentarem perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.
Apesar de terem trajetórias diferentes, Letícia estudou o ensino médio em escola particular e Maria Júlia em uma instituição pública, as duas classificaram a dedicação ao estudo do conteúdo e a preparação mental como fatores decisivos na hora de fazer a redação e obter um bom resultado.
“Foi um tema não esperado. Eu esperava algo relacionado ao eixo da educação. O mais importante é manter a calma, ter calma e acreditar em si mesmo. Você precisa ir com positividade sempre, porque, se você for com uma mentalidade de que não vai conseguir, você não vai chegar lá. Então, se preparar com certeza é fundamental. Você tem que ter em mente o que você quer fazer e colocar como meta para o seu ano, mas, acima de tudo, ter calma e acreditar”, disse Letícia.
“O mais difícil para mim, sem dúvidas, foi enfrentar a pressão psicológica. Eu sei que não é por mal. Muitas vezes as pessoas dizem ‘eu acredito em você, confio em você’, mas a gente fica assim: meu Deus, meu Deus, será que eu vou conseguir fazer? Mas eu digo que tudo é a mente. Fortalecendo a mente, você consegue fazer a prova com muito êxito”, complementou Júlia.
💭Planos para o futuro
Letícia explicou que realizou a prova do Enem pela terceira vez, mas que, nesta última edição, foi a primeira “valendo”. Letícia disse que espera que a média da prova seja suficiente para que ela ingresse no curso de engenharia mecânica na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
“Como aqui em Feira não possui o curso em instituições públicas, eu vou tentar na Ufba, em Salvador. É um sonho de criança, é onde eu sempre quis entrar, na verdade. Então, é unir o útil ao agradável”, disse.
Júlia contou que começou a preparação para o Enem estudando em casa. A jovem disse que as aulas das 7h às 15h no colégio de tempo integral do estado ofereciam uma carga horária extensa e que o programa gratuito Universidade para Todos também ajudou na preparação.
“Eu atualmente quero fazer farmácia. Eu não esperava que, com a minha primeira vez fazendo o Enem, eu iria atingir uma nota que me fizesse chegar tão perto do que eu almejo para o meu futuro. Para mim, a nota foi de suma importância para que eu pudesse traçar um caminho na minha vida”, disse.
🏋🏾Desistir jamais
Letícia aproveitou a oportunidade para agradecer à professora do cursinho preparatório de redação e deixar um recado para os futuros candidatos do Enem: apesar das dificuldades, é sempre importante se dedicar e resistir.
“Claro que existe toda a pressão de qualquer estudante no primeiro contato com a redação, considerando que é uma coisa que impacta bastante na nota, o caminho para acertar o seu futuro. Mas eu tive a ajuda de muitas pessoas, como a professora Sara, que, com certeza, me ajudou demais nessa trajetória para eu alcançar essa nota”, finalizou.
Com informações dos repórteres Ney Silva e Paulo José, do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
