21 de January de 2026
Núcleo Moderno de Música abre inscrições para cursos de instrumentos e canto coral
Foto: Andre Carvalho
Os cursos serão realizados na Casa da Ponte, no Largo do Pelourinho.
Núcleo Moderno de Música abre inscrições para cursos de instrumentos e canto coral
Foto: Andre Carvalho

Estão abertas as inscrições para os 16 cursos para aperfeiçoamento e qualificação em música do Núcleo Moderno de Música – NMM, iniciativa da Casa da Ponte em parceria com a UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Os interessados, com idade a partir de 16 anos, podem se inscrever a partir desta quinta-feira (22) até o dia 27/01, por meio do link disponível no site casadaponte.org.br, mediante apresentação de CPF e comprovante de residência.

As aulas serão ministradas por músicos profissionais, com foco na qualificação e especialização em níveis médio e avançado, além de cursos voltados para iniciantes. De caráter presencial, o curso acontecerá na Casa da Ponte, organização sociocultural e educativa presidida por Ubiratan Marques, instalada em um casarão histórico totalmente reformado, localizado no Largo do Pelourinho.

Os cursos são oferecidos pelo Núcleo Moderno de Música (NMM) e as oficinas serão praticadas em grupo, valorizando a troca coletiva de saberes. O diálogo entre professor e aluno é construído a partir da busca individual de cada participante, respeitando seus percursos, interesses e processos criativos.

As vagas estão disponíveis para os seguintes cursos:

  • Raquel Monteiro O canto que embala a Alma – Canto e Coral (público alvo 60+), com Raquel Monteiro;
  • Música e Consciência, ministrado por Mou Brasil;
  • Harmonia e Improvisação para Flauta e Sax (Clarinete para principiantes), com Luciano Chaves;
  • Oficina de Metais, com Everaldo Pequeno;
  • Harmonia Popular Moderna e Teoria de Percepção/Música e Mercado, com Vinícius Freitas;
  • Violoncelo Moderno, com Nilton de Jesus Cerqueira da Silva;
  • Prática de Conjunto para Madeiras, com Júlio Sant´Anna e Percussão Inclusiva, por Lucas Gal;
  • Percussão Popular Afrosinfônica, com Marcelo Tribal;
  • Contrabaixo, ministrado por Nino Bezerra;
  • Canto e expressão (iniciados) e Canto e Técnica Vocal para iniciante, ministrados por Tâmara Pessôa;
  • Sonhos não Envelhecem (público-alvo 60+), com Luiz Asa Branca;
  • Harmonia aplicada ao Violão e a Guitarra, bom Márcio Pereira;
  • Teclado, por César Miguel. Harmonia aplicada ao Canto Coral, com Rosa Denise;
  • Percussão Sinfônica, ministrado por Érica Sá.

“Se for medíocre, faça música brasileira; se for mais ou menos, faça música brasileira; se for um gênio, faça música brasileira”, Tom Jobim.

A frase do cantor e compositor Tom Jobim foi uma das inspirações do maestro Ubiratan Marques na criação do Núcleo Moderno de Música, em 2007, berço da Afrosinfônica e própria Casa da Ponte. O objetivo foi criar uma escola descentralizada, através da busca coletiva por um maior conhecimento musical.

Núcleo Moderno de Música abre inscrições para cursos de instrumentos e canto coral
Foto: Andre Carvalho

O Maestro considera que uma escola criada na Bahia, um lugar de muita diversidade, sabedoria e muito complexo, foi muito importante para o sucesso do projeto, principalmente quando se trata de arte e de música.

“Quando retornei de São Paulo, onde estudava filosofia e dava aula na Universidade Livre de Música Tom Jobim (Emesp), senti muito a necessidade de ter uma escola voltada para a nossa cultura, mas com uma abordagem filosófica. Uma escola, onde poderíamos questionar muita coisa para encontrar novos caminhos a partir deste caldeirão cultural que é a Bahia, o berço da música brasileira”, explica.

No início do NMM, Ubiratan Marques contou com a parceria de Gilberto Santiago, que trouxe a proposta de promover a leitura para percursionistas. A intenção era oferecer noções de leitura e teoria musical, sem perder de vista a prática, entendida como a força central do aprendizado.

“Na época, coloquei também em prática o curso de Harmonia, que eu chamava de harmonia moderna porque havia questionamentos, considerando que harmonizar é equilibrar os corpos que se conectam e buscam manter uma consonância”, afirma o maestro Ubiratan.

Núcleo Moderno de Música

O Núcleo Moderno de Música é que dá início à história da Casa da Ponte. A escola idealizada por Ubiratan e Gilberto Santiago começou a funcionar em salas alugadas, de 2009 a 2011, no casarão que hoje abriga a Casa da Ponte. Com autorização de posse do imóvel, em 2018, o NMM passou a atuar efetivamente como escola de música voltada para um público já iniciado musicalmente, contando com cursos de qualificação, especialização e para iniciantes. A partir das aulas, foram escolhidos os alunos para formar a Afrosinfônica, além da realização dos processos criativos e ensaios para a gravação dos álbuns da orquestra e de artistas baianos e nacionais.

Núcleo Moderno de Música abre inscrições para cursos de instrumentos e canto coral
Foto: Pedro Soares

A Casa da Ponte, tombada pelo Iphan, com 862m², está situada na poligonal do Centro Histórico, sítio reconhecido pela Unesco, no Largo do Pelourinho, 10. Durante a reforma foi mantida a infraestrutura original do casarão, com espaços adaptados para um estúdio para apresentações, ensaios e gravações da Afrosinfônica, salas de aulas de músicas coletivas e individuais do Núcleo Moderno de Música, salas de reunião, administração e para o corpo docente.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.