

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), apresentou um balanço sobre as ações do governo na área da saúde em 2025. O evento, que foi realizado na manhã desta quarta-feira (21), contou com a presença de diversas autoridades.
Após fazer a apresentação dos dados, Ronaldo confessou, durante uma entrevista coletiva, que até ele ficou muito impressionado com os números que a equipe alcançou no campo da saúde ao longo do ano passado.

“São números extraordinários, fantásticos, gigantescos e extraordinários. Para se ter uma ideia, o Hospital da Mulher internou mais de 12 mil pessoas. Na clínica que trata pessoas com diabetes, foram realizados mais de 200 mil atendimentos, fora os números que correspondem à distribuição de medicamentos”, disse o prefeito.
Números expressivos
Segundo um levantamento realizado pelo portal Acorda Cidade, com base no Relatório Analítico de Desempenho de 2025, a Secretaria de Saúde enfatizou o trabalho na expansão da oferta de consultas, exames, criou novas assistências e consolidou o programa de imunização da população.

Ainda segundo o relatório, o município alcançou resultados positivos, com a redução de 86,43% nos casos de dengue e uma queda de 76,4% na mortalidade materna. A cobertura vacinal também foi fortalecida, com aumentos significativos na aplicação de imunizantes como a BCG (+85,66%) e a vacina contra a meningite C (+55,18%).
As sete unidades sob o guarda-chuva da Fundação Hospitalar do município também foram destaque ao longo de todo o ano. De acordo com Gilbert Lucas, diretora da rede própria, cada unidade realizou, em média, mais de 50 mil atendimentos ao longo do ano, com destaque para o CMDI do bairro Baraúnas, que alcançou 88 mil atendimentos em 2025.

“São dados importantes que fortalecem a saúde pública de Feira de Santana. O ambulatório de especialidades também tem atendido muita gente. Oferecemos lá pré-natal de alto risco, planejamento familiar, urogineco, cardiologista, exames essenciais como eco fetal, ultrassom, fisioterapia pélvica. Então, é uma assistência muito importante para toda a rede do município”, disse Gilbert Lucas.

Contas no azul
Durante a apresentação, um dado foi muito comemorado por José Ronaldo: o pagamento dos salários atrasados dos servidores da saúde. O prefeito fez questão de lembrar que a dívida foi herdada da gestão anterior e que toda a equipe se empenhou para regularizar os débitos.

“Estou muito satisfeito de terminar o ano pagando o salário dos funcionários em dia. Hoje não há atraso no pagamento dos trabalhadores da Secretaria de Saúde. Em 2025, nós pagamos 15 meses. Há uma empresa que tem um problema aí, mas terá uma licitação no dia 30 para poder substituir essa empresa. Foram ações difíceis, muito trabalho, um mínimo de 16 horas de trabalho por dia, de domingo a domingo, mas, graças a Deus, conseguimos vencer as dificuldades”, disse o prefeito.

Requalificação do TFD
O secretário de Saúde de Feira de Santana, o médico Rodrigo Matos, que esteve presente durante a apresentação do balanço, fez questão de reforçar o compromisso de toda a equipe da pasta, ou da gestão como um todo, em melhorar os sistemas de saúde que estão disponíveis para a população.

“Nós recebemos 15 veículos na saúde, entre ambulâncias para o Samu e ambulâncias para o TFD. Foram muitas ambulâncias, a maior parte dessas ambulâncias foi para o TFD. O que melhorou muito é o transporte de pacientes que não podiam ir, por exemplo, de carro. Ampliamos também o número de carros pequenos, que a gente chama carros utilitários, para que pudessem levar o paciente para uma consulta, que não precisasse de ambulância”, disse o secretário.
Ações para o futuro
O secretário finalizou a sua participação informando que os números positivos são um incentivo a continuar trabalhando com responsabilidade e empenho na pasta e adiantou alguns projetos que devem ser colocados em prática ao longo deste ano.
“Está previsto substituir o Cade para ser um novo centro de tratamento diabético, com muito mais infraestrutura, com uma unidade específica para criança com diabetes. Eu acho que, no interior da Bahia, não tem nenhum centro diabético infantil específico, com a ampliação do horário de atendimento”, disse.

“A gente vai ter unidades básicas de saúde sendo implantadas, como o prefeito falou aqui, no Jardim Brasil, também lá no Papagaio, ali no Parque Chauá. Então, a gente tem uma série de unidades para serem entregues ainda este ano. A UBS da Mangabeira. Então, 2025 teve muita coisa, 2026 vai ter muito mais, inclusive relativa à requalificação de unidades básicas de saúde”, concluiu o secretário.
Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
