21 de January de 2026
Novos Radares: SMT explica a necessidade de período educativo antes da ativação do disposivitivo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Os radares de velocidade, popularmente conhecidos como pardal, estão posicionados em pontos estratégicos das vias.
Novos Radares: SMT explica a necessidade de período educativo antes da ativação do disposivitivo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A partir do dia 4 de fevereiro, novos radares de velocidade entrarão em funcionamento nas avenidas Fraga Maia e Rubens Francisco Dias, em Feira de Santana. A informação foi divulgada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), na tarde desta quarta-feira (21).

Os dispositivos, popularmente conhecidos como pardal, estão posicionados em pontos estratégicos das vias, com alto fluxo de veículos e tráfego acima da velocidade máxima. Confira abaixo as posições dos medidores:

Avenida Fraga Maia (em frente ao restaurante, no final da avenida); 50 km/h

(1) Centro → Bairro
(2) Bairro → Centro
(3) Faixa 1 – Centro → Bairro
(4) Faixa 2 – Centro → Bairro

Avenida Rubens Francisco Dias (próximo ao Condomínio Viva Mais Papagaio); 50 km/h

(1) Centro → Bairro
(2) Centro → Bairro

Em entrevista ao portal Acorda Cidade, o Superintendente Municipal de Trânsito, Ricardo da Cunha, disse que a instalação dos radares de velocidade no final da Avenida Fraga Maia é fruto da solicitação de condutores que trafegam pela região e de estudos realizados pela SMT.

Ricardo da Cunha, superintende de trânsito (SMT)
Ricardo da Cunha, superintende da SMT em Feira de Santana | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Os veículos transitam em velocidade acima do que é possível circular naquela região. E estudos indicaram que a medida moderadora de tráfego naquele local seria a instalação de radares”, explicou.

Avenida Fraga Maia
Foto: ACM/Secom PMFS

Segundo Ricardo da Cunha, a Avenida Rubens Francisco Dias, no bairro Papagaio, recebeu um radar fixo devido ao seu posicionamento em linha reta e sem obstáculos, além de disciplinar condutores desobedientes. Ele pretende ainda solicitar a instalação de mais medidores na via em caso de bons resultados.

“Como algumas pessoas insistem em não obedecer essa velocidade máxima indicada para a via, colocando em risco a sua vida e a vida de outras pessoas, a SMT é obrigada a colocar radares para que haja uma disciplina maior”, reforçou o Superintendente Municipal de Trânsito ao Acorda Cidade.

Demora da ativação dos radares

Posicionados nas devidas avenidas desde agosto de 2025, os novos radares de velocidade só começarão a funcionar e autuar em 4 de fevereiro deste ano. Como informou a empresa responsável pela instalação dos equipamentos, a demora foi motivada pela falta de aferição do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

“Nós passamos quase cinco meses sem esses radares entrarem em operação, mas os físicos dos radares estão lá. Então a maioria das pessoas já está acostumada”, declarou o superintendente.

“Só que a gente não tinha a devolutiva da empresa de que os radares já poderiam entrar em funcionamento. Só tivemos essa devolutiva no dia de hoje”, completou Ricardo.

As informações são do repórter Paulo José, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.