21 de January de 2026
Superintendente anuncia mudanças no trânsito próximo ao Centro de Abastecimento | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Superintendente anuncia mudanças no trânsito próximo ao Centro de Abastecimento | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Segundo o superintendente Ricardo Cunha, essa mudança resolverá os problemas de “gargalos”, especialmente nos dias mais movimentados.
Superintendente anuncia mudanças no trânsito próximo ao Centro de Abastecimento | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Superintendente anuncia mudanças no trânsito próximo ao Centro de Abastecimento | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (21), uma reunião do superintendente de trânsito, Ricardo Cunha, com alguns comerciantes do Centro de Abastecimento, para debater as mudanças que serão feitas no trânsito das ruas Dr. Góes Calmon e Juvêncio Erudilho.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Ricardo Cunha reforçou que o objetivo da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) é sempre apresentar as novidades do trânsito aos residentes e comerciantes na região da mudança antes da transformação. 

“Essa área ganhará toda uma sinalização nova, e ganhará sentidos diferentes das vias. A Rua Juvêncio Erudilho e a Rua Góis Calmon, que antes havia trânsito no sentido duplo, passarão a ganhar trânsito no sentido único. A Juvêncio Erudilho, Centro-Bairro e a Góis Calmon, Bairro-Centro”.

Ricardo Cunha | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Ricardo Cunha | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Segundo ele, essa mudança resolverá os problemas de “gargalos”, especialmente nos dias mais movimentados. Além disso, afirmou que a transformação foi aceita por quase todos os comerciantes presentes, com exceção de uma pessoa. 

“Com esse comerciante, nós sentaremos e tentaremos negociar um meio termo que não tenha nenhum tipo de prejuízo para os demais comerciantes do local”, disse Ricardo ao Acorda Cidade, destacando que a implementação acontecerá antes do período de volta às aulas, para facilitar a execução desse projeto. 

Saiba mais

O superintendente também informou que a mudança na Rua Juvêncio Erudilho para via de mão única resolverá os problemas de fluidez e acúmulo de veículos nos semáforos.  

“A gente tem um problema crasso de fluidez no trânsito, porque os veículos insistem em estacionar em local proibido nessa região. Com a direita livre, esse estacionamento vai ficar um pouco mais confuso e as pessoas não vão poder estacionar. E resolve também um problema de acúmulo de veículos nos semáforos.

Sobre algumas reivindicações e dúvidas, principalmente em relação a vagas e estacionamento, o superintendente chamou atenção para o estacionamento do Centro de Abastecimento, exclusivo para carga e descarga de mercadorias. 

“A gente entra em contato com os administradores do Centro de Abastecimento, com a própria Secretaria de Cultura e o que nos é repassado é que não há falta de vaga neste local, que há vaga para todos que desejam ali fazer a comercialização de seus produtos. Mas, a Prefeitura com certeza está ligada e antenada para melhorar o trânsito na região ouvindo as pessoas, claro que algo que contraria a legislação não pode e não será feito pela superintendência municipal de trânsito”.

Por fim, Ricardo Cunha reforçou a importância desses encontros, para comunicar os comerciantes e demais pessoas sobre as mudanças. “No final, essa interação, esse respeito da SMT para o comerciante, é bem proveitoso”. 

Avaliação de comerciante

O comerciante Joãozito Borges, que trabalha no Centro de Abastecimento há 49 anos, portanto desde a fundação do entreposto comercial, afirmou que a reunião e as mudanças são bastante positivas.

“Essas ruas, nos dias de feira, segunda, quarta e sexta, têm um engarrafamento terrível, para as pessoas que transitam aqui. Então, é uma decisão muito importante para a cidade e para todos aqueles que frequentam o Centro de Abastecimento. Essas decisões vão melhorar muito isso. Vai causar, acho que, alegria e conforto para as pessoas que transitam aqui”.

Sobre o atacadão que funciona dentro do Centro de Abastecimento, o comerciante acredita que o correto seria melhorar a gestão do entreposto, fiscalizar e reorganizar o local, para resolver questões como má iluminação, galpões que não estão sendo utilizados, entre outros. Assim como destacou a importância da calçada livre, para a circulação dos clientes. 

“Todo mundo tem que se policiar e ajudar o Centro de Abastecimento. O Centro de Abastecimento, eu sempre disse, é uma mãe. Todos que aqui vieram para a Feira de Santana e chegaram no centro de abastecimento não saíram, ficaram aqui. Ganham um pouco ou muito, mas aqui sustenta sua família. Então precisamos realmente de uma estruturação”.

Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.