

Os comerciantes da Rua São Salvador estão preocupados com o início das obras que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana vai realizar para melhorar o trânsito nas imediações da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).
Em entrevista ao Acorda Cidade, os comerciantes acreditam que a obra vai tirar o fluxo de pessoas na rua, dificultando as vendas de quem tem comércio no local. O morador Petronilho Lima é uma das pessoas que vive na região do Feira VII e será afetado pela mudança na via, que passará a ser de mão única.
“Aqui vai passar a ser via única, não vai ter mais esse acesso da Senador Quintino para a rua do Salvador, que é a rua, eu acho, de passagem, que é a principal do Feira VII. E outra coisa, depois que houve um melhoramento na (Rua) Olney Alberto São Paulo, o fluxo que tinha aqui do engarrafamento diminuiu 70%. Hoje não existe mais”.
“Então, eu vejo que não há necessidade de mexer nesse trecho aqui, pois vai trazer tanto prejuízo para a população aqui da Rua São Salvador e adjacências. Porque só nessa rua aqui tem mais de 100 comerciantes, na rua principal, imagine nas ruas paralelas. Então, a gente quer ver do prefeito, quer pedir clemência e piedade a ele. Porque ele sabe que se ele fizer isso, ele vai tirar o emprego de muita gente e fechar muitos comerciantes”.
De acordo com Petronilho Lima, os moradores e comerciantes querem ser ouvidos antes de qualquer alteração, para que não sejam prejudicados.
“Então, eu espero que as autoridades, as pessoas envolvidas venham nos ouvir, mostrem uma solução que seja viável para todo mundo, que a gente consiga manter esse fluxo da rua Senador Quintino para a nossa rua, para que os comércios continuem sendo visitados e vistos pelo povo”.
Opinião de comerciantes
Josenilton Ribeiro vende frango na região e acredita que a mudança impactará não apenas os moradores, mas também as pessoas que pegam transporte público no local. Além disso, ele chamou atenção para o fato de que a alteração também afetará a presença da polícia na rua.
“Primeiro que nós vamos ter excesso de assaltos e não vai ter polícia para nos socorrer. Porque a polícia é boa perto, não longe. Longe, ela não vai socorrer ninguém. Então, essa mudança aqui é desnecessária. Tem outros meios que o prefeito deve estudar”.
Welison Alencar também é comerciante e afirmou que, apesar de mudanças serem bem vindas, essa alteração teria efeitos negativos para as pessoas da região.
“Nós respeitamos e entendemos que sempre tem que ser feito. No entanto, nós não achamos necessário fazer esse fluxo de veículos, vindo na direção centro, tirando o acesso a essa rua São Salvador. Primeiramente, eu me preocupo muito com a população que depende do transporte coletivo. No final do dia, essas pessoas vão ter que vir pela Olney São Paulo, andar cerca de 2 a 3 quilômetros. E nós sabemos a insegurança que vive Feira de Santana hoje, em toda a região”.
Segundo Welison, a população gostaria de conversar com os responsáveis pela mudança, como o superintendente de Trânsito, Ricardo Cunha, para também apresentar sugestões do que pode ser feito.
“Então, esse também é um problema muito grave e tem que ser analisado, tem que ser conversado, não só com os comerciantes, mas principalmente com a população. Isso não aconteceu”.
Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.












