27 de January de 2026
armas expostas
Foto: Ascom/PF
Foi deferido o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão de duas lojas.
armas expostas
Foto: Ascom/PF

A Polícia Federal, em ação integrada com o GAECO – Grupo de Atuação Especial de
Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA e com o apoio da CIPECaatinga; do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior de Pernambuco); da Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia e de Pernambuco e do Exército Brasileiro, deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a operação Fogo Amigo II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em vender armas e munições ilegais nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Polícia Federal
Foto: Ascom/PF

A presente operação é um desdobramento da Fogo Amigo e nesta segunda fase, cerca de 80 policiais cumprem nove mandados de busca e apreensão. Foi deferido, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão da atividade econômica de duas lojas que comercializavam material bélico de forma irregular, afastamento cautelar das funções públicas e outras cautelares diversas da prisão.

armamentos em caixas
Foto: Ascom/PF

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas somadas podem chegar a 35 anos de reclusão.Relembre a operação Fogo Amigo: Em 21 de maio de 2024, foi deflagrada a operação Fogo Amigo, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em vender armas e munições ilegais para facções nos estados da BA, PE e AL.

armamentos nas prateleiras
Foto: Ascom/PF

Na ocasião, cerca de 320 Policiais Federais, grupos táticos da PM/BA, PM/PE, PC/BA GAECO/BA, GAECO/PE e Exército cumpriram 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão, em desfavor de agentes de segurança pública, CAC’s, empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios.

Mandados de Busca e Apreensão da operação Fogo Amigo II:

  • 3 em Petrolina (PE)
  • 2 em Arapiraca (AL)
  • 1 em Maceió (AL)
  • 1 em Marechal Deodoro (AL)
  • 1 em São Cristóvão (SE)
  • 1 em Araripina (PE)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e no grupo de Telegram.