28 de January de 2026
Brasil x Chile: Ivete Sangalo fará apresentação antes de jogo
Ivete Sangalo | Foto: Divulgação/ Multishow/ Rafa Mattei
Em vídeo que circula nas redes sociais, Ivete Sangalo recebe uma menor de idade no palco para dançar e cantar a faixa.
Brasil x Chile: Ivete Sangalo fará apresentação antes de jogo
Ivete Sangalo | Foto: Divulgação/ Multishow/ Rafa Mattei

Ivete Sangalo se tornou alvo de uma denúncia no Ministério Público da Bahia (MP-BA) devido à aposta da artista para o Carnaval de Salvador em 2026, a faixa ‘Vampirinha’. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias.

A representação, que pode ser apresentada por qualquer cidadão no MP-BA, sustenta que a composição musical “possuiria conteúdo considerado impróprio para a faixa etária da menor”.

Em vídeo que circula nas redes sociais, a artista recebe uma menor de idade no palco para dançar e cantar a faixa. O episódio em questão aconteceu em um show realizado em Salvador, do qual Ivete foi convidada.

Ao Bahia Notícias, o Ministério Público do Estado da Bahia confirmou apurar quaisquer questões envolvendo os direitos de crianças e adolescentes. No entanto, por envolver um menor de idade, os procedimentos tramitam sob sigilo.

Veja a nota na íntegra:

O Ministério Público do Estado da Bahia apura quaisquer questões envolvendo os direitos de crianças e adolescentes. Esses procedimentos, conforme dispositivos legais, tramitam sob sigilo por envolver menores de 18 anos de idade.

O que acontece agora?

Esta fase preliminar tem como objetivo a coleta de informações iniciais sobre possíveis infrações. Durante o procedimento, o Ministério Público pode realizar investigações, ouvir pessoas, requisitar documentos e solicitar diligências para esclarecer os fatos.

O procedimento é utilizado para apurar indícios de ilícitos, de natureza penal, cível ou administrativa, antes de decidir sobre o ingresso ou não de uma ação na Justiça.

Sobre a música

Composição de Samir Trindade, Luciano Chaves, JnrBeats e da própria Ivete, a música gerou polêmica já nos primeiros minutos de 2026, com críticas à artista pelo conteúdo da canção. Ao apresentar a faixa no Festival Virada Salvador, Ivete fez questão de afirmar que apostava em uma tendência do verão. “Já ouviu falar em fuleragem? Todo verão tem que ter uma fuleragem”.

Nas redes sociais, a música dividiu opiniões. Enquanto parte do público, especialmente os fãs da cantora, aprova a escolha da artista para a folia baiana, outra parte acredita que Ivete tenha ultrapassado um limite.

O crítico musical Régis Tadeu, por exemplo, não poupou críticas ao comentar a canção. Em vídeo, o jornalista chegou a elogiar Ivete, mas pontuou que a canção baixou o nível de músicas lançadas pela baiana ao longo dos anos.

“Meu amigo e minha amiga, eu sempre digo aqui e eu não canso de repetir, ter boa voz não significa ter bom cérebro para escolher repertório. A Ivete Sangalo é a prova viva disso, porque ela acaba de lançar esse troço horrendo intitulado ‘Vampirinha’. E se você acha que aquela música horrível do ano passado, a “Macetando”, era o fundo do poço, a Ivete resolveu pegar uma escavadeira industrial para provar que o poço do mau gosto musical para esse carnaval de 2026 é, na verdade, um abismo sem fim. […] ‘Vampirinha’ é […] uma composição anêmica que sobrevive à base de um duplo sentido tão óbvio e tão infantil que faria qualquer criança da 5ª série sentir vergonha alheia.”

A artista também foi alvo de críticas por outro especialista, Mauro Ferreira, do g1. No texto publicado na coluna Pop & Arte, o jornalista pontuou que a canção é “muito aquém do repertório” de Ivete.

“Ouvir o registro fonográfico oficial de “Vampirinha” – em single gravado ao vivo e disponível desde segunda-feira, 12 de janeiro – é comprovar a pobreza dessa música que tem elementos do pagode baiano e está assentada sobre batidas criadas por Jnr Beats, o produtor musical alagoano que ganhou notoriedade em 2025 com o sucesso do remix de “Febre”, música de Liniker, em ritmo de arrocha.”

As críticas, no entanto, não afastaram os views da cantora nas plataformas digitais. ‘Vampirinha’ conta com quase 2 milhões de streams no Spotify, 1 milhão de views no YouTube e é uma das canções mais utilizadas nas redes sociais.

Fonte: Bahia Notícias, site parceiro do portal Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.