

Quatro mulheres representando a cidade de Feira de Santana estão entre as 12 finalistas do Concurso Rainha do Carnaval de Salvador 2026, uma das seleções culturais mais tradicionais que antecedem a maior festa popular da Bahia. O concurso, que este ano tem como tema “Bahia de Todos os Sambas”, integra a programação oficial do Carnaval de Salvador.
A grande final acontece no dia 2 de fevereiro, às 20h, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. Além do reconhecimento, a vencedora e as princesas receberão R$ 16 mil em dinheiro e um final de semana em resort, segundo o site oficial da organização.
Das 27 inscritas iniciais, apenas 12 candidatas avançaram para a fase final, após avaliação técnica realizada por um corpo de jurados na capital baiana. Agora, as finalistas participam de uma votação popular online, que acontece entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro, garantindo pontuação extra para a mais votada.
Entre as finalistas estão quatro representantes do município, que levam para o concurso histórias marcadas por experiências, ligação com a cultura popular e representatividade feminina.
Lorena Martins
Aos 23 anos, Lorena Martins carrega no currículo títulos importantes no cenário local. Miss Universe Feira de Santana, ela também representou o município no Miss Universe Bahia, alcançando o top 5, além de ter sido eleita Rainha da Micareta em 2024.

Para Lorena, participar do concurso Rainha do Carnaval de Salvador é mais um passo na trajetória construída desde a infância.
“O Carnaval é uma das maiores festas do mundo. Poder representar a mulher feirense, baiana e nordestina é uma honra. Quero mostrar que somos plurais e miscigenadas”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.
Maria Lúcia Longuinho
A relação de Maria Lúcia Longuinho com o Carnaval é atravessada pela ancestralidade. Filha de um dos fundadores do Flor de Ijexá, tradicional bloco afro de Feira de Santana, ela cresceu inserida nas manifestações culturais que hoje orientam sua participação no concurso.

Mãe solo, Maria Lúcia destaca a força feminina como principal motivação. “Não luto somente por mim, mas por todas as mulheres. Que elas se sintam representadas e saibam que podem tudo o que quiserem”, declarou ao Acorda Cidade.
Carol Borges
Com 27 anos, a modelo Carol Borges aposta na representatividade e diferencial como principal bandeira. Com experiências anteriores em concursos como o Beleza Black e o Miss Afro, ela afirma que quer marcar a história do evento.
“Quero representar a pluralidade e a coragem em um único contexto. Eu quero ser a primeira mulher negra e careca a carregar essa coroa. Honrar a minha trajetória e afirmar que a beleza da mulher negra vai da ponta dos pés a cabeça careca”, afirmou.
Ao Acorda Cidade, Carol Borges afirmou ainda que o Carnaval também é espaço de resistência, identidade e afirmação cultural.

Ana Mel Bezerra
Aos 37 anos, Ana Mel Bezerra, conhecida por Anna Mell, administradora e modelo, vê no concurso um marco de retomada pessoal e profissional. Natural de Feira de Santana, ela acumula passagens anteriores por diversos concursos de beleza e atuação em projetos de incentivo à autoestima e à formação de jovens modelos, especialmente meninas negras.
Ao Acorda Cidade, ela pontuou sobre a forte ligação às suas origens e à defesa da liberdade capilar, e afirmou que o título tem um significado que vai além da estética.
“Ser Rainha do Carnaval é selar toda a minha história. Quero levar para esse título a diversidade, a força da mulher preta e nordestina e mostrar que é possível sair da periferia e ocupar espaços de destaque”, disse.

Final acontece em fevereiro
A final do Concurso Rainha do Carnaval de Salvador 2026 acontece no próximo 2 de fevereiro, reunindo jurados, convidados e representantes da cultura baiana. Até lá, as quatro candidatas seguem mobilizando torcidas e levando o nome de Feira de Santana para um dos palcos mais disputados do Carnaval da Bahia.
Matéria produzida por Davi Cerqueira sob supervisão da jornalista
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
