29 de January de 2026
Senai
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, de forma presencial, na unidade do Senai que fica no bairro Campo Limpo.
Senai
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

As inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos para Inspetor de Análise da Qualidade e Assistente de Produção, do Senai Bahia, estão abertas e seguem até o dia 30 de janeiro. Os cursos são para jovens de 18 a 21 anos que estejam cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou que tenham concluído o ensino médio. 

Os jovens interessados nos cursos podem se inscrever através do site aprendizagem.senai.bahia, onde também podem conferir o edital com as orientações do processo. Os documentos necessários para realizar as inscrições são RG, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de escolaridade. 

Segundo o analista de processos e negócios, Evaldo Costa, que é responsável pelos cursos gratuitos do Senai, existe uma ordem de classificação à medida que os candidatos atendam os pré-requisitos do curso. 

Saiba mais

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, de forma presencial, na unidade do Senai que fica no bairro Campo Limpo. A média de duração dos cursos é de seis meses. 

“As vagas são limitadas, inclusive as inscrições já encerram na sexta, dia 30 de janeiro. Então temos algumas vagas disponíveis ainda. Na medida que as pessoas forem se inscrevendo e atenderem aos pré-requisitos dos cursos, elas já serão matriculadas”.

Evaldo Costa explicou que são cerca de 30 vagas para cada curso, bem como que não há custo adicional, pois todo o material, como fardamento, módulo e certificado ao fim do curso, será entregue de forma gratuita. 

“Nós estamos com essa oferta justamente para oportunizar esses jovens a terem uma vivência no mercado de trabalho, preparar eles para esse mercado e também eles terem uma função para desempenhar e atender as demandas das indústrias”.  

De acordo com Evaldo, com a plataforma Senai On, que conecta os alunos com as oportunidades das indústrias. “Nossos alunos podem fazer o cadastro nesta plataforma Senai On, e lá eles estarão visíveis para essas oportunidades das indústrias da região”. 

Sobre a procura das vagas, Evaldo Costa disse que há um alto volume de inscrições. Porém, muitas pessoas não atendem os pré-requisitos, o que faz com que algumas vagas sigam em aberto.

Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.