29 de January de 2026
sementes
Foto: Jorge Magalhaes e ACM
Segundo a tradição, se chover no dia do santo, é sinal de que, nos meses seguintes, a quantidade de chuva será ideal para a terra.
sementes
Foto: Jorge Magalhaes e ACM

A distribuição das sementes de feijão e milho para a safra de inverno, pela Prefeitura de Feira de Santana, aos pequenos agricultores do município, está marcada para o dia 19 de março. A preparação do solo será iniciada com a chegada das chuvas.

A data é significativa para os agricultores, pois neste dia é comemorado o Dia de São José, padroeiro dos trabalhadores, um dos santos mais populares da Igreja Católica, marcado por missas e procissões.

Segundo a tradição, se chover no dia dedicado ao santo, é sinal de que, nos meses seguintes, a quantidade de precipitações será suficiente para deixar a terra úmida e ideal para o plantio. A lavoura será ganha, na linguagem rural.

Em Feira de Santana, basicamente essa atividade rural é de subsistência, desenvolvida em pequenas propriedades. Quando as chuvas caem com regularidade, parte da produção é vendida e outra é destinada ao consumo das famílias.

Neste ano, foram adquiridas 144 toneladas de feijão e 72 toneladas de milho, adquiridas por meio de licitação pública pela Secretaria Municipal de Agricultura.

O secretário Silvaney Araújo informou que os terrenos dos agricultores serão preparados — arados e gradeados — para o plantio com a chegada das chuvas mais intensas, que normalmente ocorrem a partir de março.

“São culturas de ciclos curtos. O governo municipal vai oferecer todas as condições para que esses agricultores sejam ajudados pelo tempo e colham grandes safras”, afirmou Silvaney Araújo.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.