2 de February de 2026
PIX
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Com as mudanças, o sistema permite o rastreamento mais detalhado do dinheiro, até quando os valores são transferidos para outras contas após o golpe.
PIX
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

As novas regras de segurança do Pix entraram em vigor nesta segunda-feira (2). Agora, os bancos e instituições financeiras passam a adotar, de forma obrigatória, a versão 2.0 do mecanismo de devolução do Pix, criado pelo Banco Central para agilizar a restituição de valores em casos de fraude ou falha operacional.

Com as mudanças, o sistema agora permite o rastreamento mais detalhado do dinheiro, até quando os valores são transferidos para outras contas após o golpe. Antes, a devolução só era possível se o valor ainda estivesse na conta originalmente usada pelo golpista, o que dificultava a recuperação, já que os criminosos costumam movimentar o dinheiro rapidamente.

Segundo o Banco Central, a nova versão deve ampliar a identificação de contas utilizadas em fraudes e aumentar as chances de devolução dos valores às vítimas. As informações sobre transações suspeitas poderão ser compartilhadas entre as instituições envolvidas, o que também ajuda a evitar que essas contas sejam reutilizadas em novos golpes.

Ainda de acordo com o BC, o aprimoramento do sistema permite que a devolução dos recursos ocorra em até 11 dias após a contestação da transação, desde que haja saldo disponível nas contas por onde o dinheiro circulou.

Autoatendimento

Desde 1º de outubro de 2025, os bancos são obrigados a oferecer, em suas versões de aplicativos, uma opção específica para que os clientes contestem transações feitas via Pix. O pedido de devolução pode ser feito diretamente pelo app, sem a necessidade de atendimento presencial ou contato com um atendente.

O Banco Central avalia que o uso do autoatendimento no Mecanismo Especial de Devolução torna o processo mais rápido, aumentando as chances de bloqueio e recuperação dos valores antes que o dinheiro seja totalmente retirado pelo fraudador.

Estagiário de jornalismo Davi Cerqueira sob supervisão.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.