3 de February de 2026
reitoria da Uefs
Foto: Divulgação | Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana
A Uefs realizará, entre os dias 4 e 7 de maio, no campus universitário, o "Congresso Uefs 50+: Educação e Cidadania Global". 
reitoria da Uefs
Foto: Divulgação | Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana

O ano de 2026 será um marco histórico para a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que celebrará seu jubileu de ouro. Para inaugurar as comemorações de meio século de trajetória, a instituição realizará, entre os dias 4 e 7 de maio, no campus universitário, o “Congresso Uefs 50+: Educação e Cidadania Global”. 

O evento surge como uma oportunidade para a comunidade acadêmica se debruçar sobre o significado do fazer universitário em todas as suas dimensões, abrangendo desde o ensino, pesquisa e extensão até temas cruciais como ações afirmativas, internacionalização, inovação, transformação digital e gestão.

“Convidamos a comunidade acadêmica e a sociedade a se unirem a nós neste exercício vital: refletir sobre a universidade que construímos e a que precisamos ser para o século XXI. Ao celebrarmos 50 anos de liderança no desenvolvimento do Semiárido, reafirmamos nosso compromisso inegociável com a democracia, a ciência e a justiça social. Este Congresso é o momento de honrar nossa trajetória de excelência e, coletivamente, lançar os alicerces que sustentarão a Uefs pelos próximos 50 anos”, destaca a reitora Amali Mussi.

A vice-reitora da Uefs e presidente da comissão organizadora do evento, Rita Brêda, ressalta que a definição do tema reflete o esforço coletivo de uma comissão plural — envolvendo desde a Administração Central até os sindicatos dos docentes e dos servidores técnico-administrativos (Adufs e Sintest) e a representação estudantil (DCE) — para celebrar o passado planejando os próximos passos. “Este Congresso convoca a comunidade a projetar os próximos 50 anos da Uefs. Escolhemos debater a ‘Cidadania Global’ para reafirmar que nossa formação vai além do diploma: formamos cidadãos conscientes de seu papel na sustentabilidade e no mundo, sem perder a raiz no nosso território”, afirma Brêda.

Para orientar os debates, a comissão organizadora definiu três eixos temáticos principais: “Educação de qualidade e inclusiva frente a todas as formas de opressão; “Autonomia universitária e governança no século XXI”; e “A Universidade Pública no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas”. A programação do evento promete ser dinâmica e abrangente, contemplando conferências, tendas temáticas, simpósios, sessões de grupos de trabalho, exposição de pôsteres, homenagens e uma vasta agenda cultural. 

Pesquisadores e interessados em contribuir com as discussões devem ficar atentos aos prazos: as inscrições para a proposição de Grupos de Trabalho (GT) ocorrerão entre os dias 2 e 20 de fevereiro. É fundamental que todas as propostas de GT sigam rigorosamente os eixos temáticos estipulados pelo evento. Já o período para submissão de comunicações orais e pôsteres será de 3 a 27 de março. As inscrições e submissões deverão ser realizadas através de link disponível no site oficial do evento https://congresso.uefs.br/

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.