

A O Colégio da Polícia Militar da Bahia – CPM Diva Portela, em Feira de Santana, realizou no dia 02 de fevereiro de 2026 a Abertura da Jornada Pedagógica 2026, com o tema “A aprendizagem como promotora da soberania e da justiça social na Bahia”. A programação marca o início do ano letivo com acolhimento, alinhamento institucional e um ciclo de palestras formativas voltado ao fortalecimento das práticas pedagógicas e do cuidado com a comunidade escolar.

O evento reuniu professores, equipe pedagógica, militares e demais funcionários civis, para um momento de integração, orientações sobre rotinas do CPM e debates atuais sobre comunicação e neurodivergência no contexto escolar.

Pela manhã, a agenda começou com uma reunião do Tenente-Coronel Cavalcanti com os militares, seguida de um café da manhã para toda a comunidade escolar. Posteriormente ocorreu a abertura oficial conduzida pela Professora Edian e pelo Tenente-Coronel Cavalcanti. Em seguida, o Major Allan, vice-diretor adjunto, ministrou uma palestra sobre regimento e rotinas do CPM, reforçando diretrizes e alinhamentos essenciais para o funcionamento da unidade.
No turno da tarde, a partir das 14h, o evento seguiu com palestras temáticas: a CEO da Startup Atendimento Sem Rótulos, Kelly Lee Alves, abordou sobre a “Empatia Estratégica e Comunicação Assertiva”, destacando habilidades socioemocionais e práticas de diálogo no cotidiano escolar, seguido de uma apresentação do Capitão PM Franclin Martins, coordenador do NODPS – sobre as ações de promoção de saúde mental a serem desenvolvidas no CPM neste ano.
Finalizando o evento, o psiquiatra Dr. Adriano Silva Oliveira conduziu a palestra “Neurodivergência: TEA/TDAH/TOD e as crises. O que o professor precisa saber”, oferecendo orientações para compreensão, manejo e suporte a estudantes com diferentes perfis de aprendizagem e comportamento.

”A palavra convence, o exemplo arrasta.”
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
