

Há três anos, o Parque da Lagoa Grande, em Feira de Santana, se tornou sede do projeto Esporte por Toda Parte, organizado pelo Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e com apoio do vereador Sílvio Dias (PT) e do deputado federal Zé Neto (PT).
Ao Acorda Cidade, o professor de Educação Física Márcio Bico, que acompanha o Esporte por Toda Parte, explicou como funciona o projeto. Segundo ele, as atividades começam às 6h, nos dias de terça e quinta-feira. Além disso, também atendem os participantes no núcleo, que fica no Instituto Gasparini, no bairro Cidade Nova.
“A gente atende a comunidade, preferencialmente idosa. Temos hoje, 120 pessoas que participam do nosso projeto (na Lagoa Grande), e 50 no núcleo na Cidade Nova. O público é aberto, mas o projeto hoje é contemplado com maior parte de idosos”.
Segundo o professor, para participar do Esporte por Toda Parte é necessário “chegar e sorrir”. O projeto conta com três professores e oferece ginástica, karatê e defesa pessoal, handebol e baleado.
Márcio Bico também destacou a importância de praticar atividade física, especialmente a partir dos 40 anos de idade.
“A importância da atividade física vem desde a infância, da adolescência e principalmente quando a gente chega a partir dos 40, a necessidade da gente ter músculos ativos, principalmente membros inferiores, se faz de fundamental necessidade, para que a gente possa ter uma vida ativa e mais independente”.
O que os participantes acham do projeto?
Simone Moderno, moradora do Parque Getúlio Vargas, frequenta o projeto todas as terças e quintas, mas afirma que gostaria que tivessem mais dias de atividade. “Queríamos mais dias, mas não temos. É uma alegria”.
Maridalva, outra frequentadora assídua, disse que gosta de todas as modalidades, especialmente o karatê e a ginástica. Assim como Alice de Jesus, de 65 anos, moradora do bairro Conceição II.
“Amo fazer minha atividade física. Me sinto muito bem, não sinto nada, não tomo nenhum tipo de remédio”, destacou Alice, reforçando como praticar exercícios é positivo para a saúde.
Lourdes Santos, que também está presente todos os dias, ressaltou a importância do projeto. “Exercício é alongamento, para os nossos nervos, para o nosso corpo. Então, faz muito bem à saúde da gente”.
Antonieta Rodrigues, de 70 anos, falou ao Acorda Cidade que não sente dores ou problemas com mobilidade graças ao Esporte por Toda Parte. “Estou em forma, tenho 70 anos, abaixo, levanto, não tenho problema de junta, não tenho nada”.
Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.








