10 de February de 2026
Pais de alunos protestam contra suposto fechamento da Pré-Escola Municipal José Martins Rios Pais de alunos protestam contra suposto fechamento da Pré-Escola Municipal José Martins Rios
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Manifestantes disseram que as matrículas já haviam sido confirmadas, quando foram informados que a escola seria fechada.
Pais de alunos protestam contra suposto fechamento da Pré-Escola Municipal José Martins Rios Pais de alunos protestam contra suposto fechamento da Pré-Escola Municipal José Martins Rios
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Na manhã desta terça-feira (10), pais e responsáveis de alunos da Pré-Escola Municipal José Martins Rios se reuniram na Avenida Padre José de Anchieta, mais conhecida como Avenida de Canal, para protestar contra o suposto fechamento da unidade, queimando pneus e caixas de papelão. De acordo com os manifestantes, a informação foi dada cinco dias antes do início das aulas. 

À equipe de reportagem do Acorda Cidade, Raquel Moreira disse que os pais foram avisados de que os alunos seriam encaminhados para uma outra escola que fica atrás dessa unidade. 

“Informaram que a escola será fechada e que os nossos filhos do grupo 3, grupo 4 e grupo 5 iriam se misturar em uma escola atrás dessa unidade com os meninos maiores, para poder iniciar o ano letivo, botando, com certeza, o ensino das nossas crianças em risco. Aqui é uma escola que foi passada de geração em geração. Eles não estão só fechando unidade, estão botando fim em uma história. E a gente não aceita. Nossas crianças precisam de educação”. 

Segundo ela, o secretário municipal da Educação, Pablo Roberto, esteve no local e afirmou que a informação não era verdadeira. 

Leandro Souza Ricardo, pai de um estudante, contou que está preocupado em não saber onde os alunos irão estudar. Assim como Jéssica de Araújo, que destacou que as matrículas já haviam sido confirmadas. 

“(Pablo Roberto) Disse que vai mudar para outra escola, para vir fazer uma reforma aqui. Daqui que essa reforma comece, o ano já acabou”, salientou Jéssica. 

O que mais disse Pablo Roberto?

Outra pessoa presente no protesto, mas que não quis se identificar, disse que a diretora da escola teria recebido uma ligação da Secretaria Municipal de Educação, informando que a unidade seria fechada. 

“Os alunos todos que já tinham sido matriculados foram transferidos para a escola ao lado, e por conta disso, as famílias estão fazendo a manifestação. Nosso público de atendimento são pais feirantes daqui do Centro de Abastecimento que precisam deixar seus filhos na escola de manhã”.

“O secretário esteve aqui hoje de manhã, informou que essa informação de que fecharia não procede. Entretanto, essa informação veio de dentro da Secretaria. Ele disse que a escola viraria uma creche para atender crianças de 0 a 2 anos. Porém, nós atendemos aqui de 3 a 5. O que a população está querendo é que permaneça o atendimento até os 5 anos de idade”. 

Segundo a mulher, a escola conta com seis salas, seis professores, coordenador e diretora, que estão atuando na Escola Municipal Célida Soares Rocha, enquanto a situação não é resolvida. Além disso, destacou que a Pré-Escola Municipal José Martins Rios foi fundada em 1990 pelo Dr. Colbert Martins, existindo há 35 anos.

Participação da APLB

A professora Marlede Oliveira, presidente da APLB, também esteve presente na manifestação e contou que o sindicato foi convocado tanto pelos professores quanto pelos pais, para participar do protesto. 

“Não entendemos porque está sendo desativada. Na rede municipal, o que a gente sabe que está acontecendo é falta de professores. No ano passado, faltaram 400 professores Então, fechamento de escola porque não tem professor, a gente está entendendo que é isso. Esse ano, faltam mil professores. Ainda não convocou os professores”. 

“Quando se fecha uma escola, se abre porta no presídio. Não é isso que a APLB defende. A APLB defende a bandeira da escola pública, a bandeira da educação pública de qualidade e vamos continuar aqui nessa luta”, reforçou Marlede Oliveira.

Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.