12 de February de 2026
Nívia Maria Vasconcellos
Nívia Maria Vasconcellos | Foto: Divulgação
O projeto foi contemplado pelo Edital Circulações Literárias da Bahia 2025 – Ano II, realizado pela Funceb.
Nívia Maria Vasconcellos
Nívia Maria Vasconcellos | Foto: Divulgação

A escritora feirense Nívia Maria Vasconcellos dá início aos ensaios do projeto “OCORPOÉUMAFOTONOESCURO: Poesia e Performance”, que levará literatura, música e formação cultural para Tanquinho (06/03), Nordestina (13/03) e Quijingue (14/03). A circulação literária, no entanto, já teve início em ambiente virtual, com depoimentos e distribuição gratuita de e-book e audiobook do livro Cãibra de Nó, por meio do perfil da autora no Instagram (@niviamvasconcellos).

Os ensaios marcam uma etapa fundamental do processo criativo da performance literomusical, dirigida por Geovane Mascarenhas, que transforma a poesia em uma experiência sensorial ao unir voz, imagem, movimento e sonoridade ao vivo. A obra é inspirada nos livros OCORPOÉUMAFOTONOESCURO e Cãibra de Nó, nos quais Nívia Maria Vasconcellos investiga corpo, memória, densidade emocional e experimentações da palavra.

No palco, a autora atua ao lado da musicista Dayane Sampaio, criando uma atmosfera imersiva em que texto e música dialogam para provocar múltiplas percepções no público. O início dos ensaios reforça o cuidado artístico e a pesquisa estética que atravessam o projeto.

A programação inclui ações voltadas a diversos públicos e espaços culturais. Além da performance principal, o projeto promove roda de conversa com a poeta Mariana Paim e minissarau, aproximando o público dos processos criativos da autora; oficina de declamação para estudantes da rede pública, incentivando práticas de leitura e expressão artística; e distribuição gratuita de livros, fortalecendo o acesso democrático à literatura.

O projeto foi contemplado pelo Edital Circulações Literárias da Bahia 2025 – Ano II, realizado pela Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia, por meio da Diretoria das Artes e da Coordenação de Literatura, vinculadas à SecultBA – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Com esta circulação, Nívia Maria Vasconcellos reafirma sua presença na cena literária contemporânea e reforça a potência da poesia como espaço de encontro, experimentação e diálogo entre diferentes linguagens artísticas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.