13 de February de 2026
carnaval de Salvador 2025
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
Entre as principais recomendações está o uso da doleira, um tipo de bolsa interna que se coloca por dentro da roupa.
carnaval de Salvador 2025
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

O Carnaval de Salvador já começou e, junto com a alegria dos trios elétricos e dos blocos de rua, um tema exige atenção redobrada: a segurança pública. Para orientar os foliões, a equipe do Acorda Cidade conversou com a delegada Lorena Almeida, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Feira), que destacou os principais crimes registrados no período e reforçou medidas de prevenção para aproveitar a festa.

De acordo com a delegada, o crime mais comum durante o carnaval é o furto, principalmente de aparelhos celulares. Por isso, o ideal é sair de casa apenas com o indispensável.

“Só leve para a rua o que for realmente imprescindível, dinheiro na quantidade que você vai gastar naquele dia, o seu documento, se possível até uma cópia do seu documento pessoal. E o mais importante, cuidado com o aparelho celular.”

Doleira: acessório bom, barato e importante na folia

Entre as principais recomendações está o uso da doleira, um tipo de bolsa interna que se coloca por dentro da roupa.

Carnaval nas ruas: delegada orienta sobre uso da doleira, prevenção de furtos e combate ao assédio na folia
Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

“Ter ali uma doleira, uma bolsa interna, uma pochetezinha colada ao corpo pra colocar o celular dentro da roupa, evitar de ficar puxando o celular na rua o tempo inteiro. Então, se você puder levar dinheiro trocado pra não ficar fazendo PIX na rua quando você for comprar alguma coisa, tudo isso ajuda a proteger”, orientou a delegada.

“Se está passando um grupo muito grande de pessoas, se está tendo aquele empurra, empurra, não abra sua bolsa, não pegue dinheiro naquele momento. Não pegue celular para tirar foto, para filmar. Evita, deixa passar aquele momento”, reforçou.

Nas lojas de acessórios no comércio de Feira de Santana, a procura pelas doleiras e pochetes aumentou significativamente neste período. Em entrevista ao Acorda Cidade, a comerciante Estefani Santana explicou que os itens são considerados “carro-chefe” nas vendas de Carnaval.

Estefani explicou a funcionalidade da doleira que custa a partir de R$ 8,50 no atacado e R$ 15 à vista, uma oportunidade de se proteger, mas também de empreender no carnaval, levando essa segurança para as pessoas.

Carnaval nas ruas: delegada orienta sobre uso da doleira, prevenção de furtos e combate ao assédio na folia
Estefani Santana | Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

“A doleira, diferente de outros acessórios maiores, você tem a possibilidade de colocar por debaixo da camisa, da blusa, ela fica mais escondida também e os itens principais que você precisa levar para o carnaval você consegue levar dentro da doleira. Cartão, documento e chave”, explicou Estefani ao Acorda Cidade.

As pochetes também são uma boa pedida para itens maiores, como o protetor solar e hidratante, inclusive, há opções impermeáveis.

Carnaval nas ruas: delegada orienta sobre uso da doleira, prevenção de furtos e combate ao assédio na folia
Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

IMEI: cadastro do celular pode ajudar na recuperação

A delegada também alertou para a importância de medidas preventivas antes de sair de casa.

Veja como cadastrar celular no Portal Alerta Cidadão
Foto: Reprodução

“É muito importante que você saiba o número IMEI do seu aparelho celular para que você tenha esse número anotado caso precise fazer um registro de boletim de ocorrência.”

Como o Acorda Cidade já mostrou, é possível consultar o número pelo próprio celular através do *#06#. Basta digitar, que o IMEI aparecerá. O ideal, caso você leve o celular, é tirar um print do código antes de sair e enviar entre amigos ou subir no drive, para tentar rastrear o aparelho pelo Portal Alerta Cidadão (Saiba mais sobre o serviço aqui).

A delegada Almeida destacou que a Polícia Civil está com postos espalhados nos circuitos do carnaval em vários pontos para atender o folião. Inclusive, já disponibiliza a delegacia virtual para prestar o Boletim de Ocorrência com ainda mais tranquilidade.

Atualmente, a corporação conta com mecanismos de rastreamento e tem conseguido recuperar aparelhos furtados em todo o estado.

“Não me pegue, não me toque”: Se pegar é Importunação Sexual

Outro ponto de atenção é a violência contra a mulher. A delegada pontuou que o respeito deve ser prioridade na festa. Este ano, a PC lançou a campanha “Não me pegue, não me toque”, para combater o assédio no Carnaval de Salvador.

Carnaval nas ruas: delegada orienta sobre uso da doleira, prevenção de furtos e combate ao assédio na folia
Delegada Lorena Almeida | Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

“A gente tem postos especializados hoje para fazer o atendimento da mulher, tanto relativo a agressões quanto também a crimes sexuais. Mas é muito importante que a gente leve essa conscientização para a sociedade. Que se não foi dado espaço, não foi dada abertura, segue a vida, vai curtir sua festa. Não fica ali insistindo porque pode gerar um constrangimento e pode configurar até mesmo a importunação sexual”, informou a delegada em entrevista ao Acorda Cidade.

Para a delegada, a orientação é sempre andar em grupo e evitar deslocamentos sozinha, principalmente para ir ao banheiro.

“Carnaval é uma festa muito grande. É uma festa com muitas pessoas. Então, se você saiu com o grupo, se mantém sempre junto daquele grupo. Se precisar de algum momento ir ao banheiro, não vai sozinha. Se precisar comprar alguma coisa, não vai sozinha. Sempre chama alguém para ir junto.”

“Não me pegue, não me toque”: campanha combate assédio durante o Carnaval de Salvador
Foto: Thaila Mariana/Ascom PCBA

📝 Check-list para a segurança do folião

✔ Leve preferencialmente cópia do documento
✔ Use doleira por baixo da roupa
✔ Prefira dinheiro trocado
✔ Evite usar celular em aglomerações
✔ Tenha anotado o IMEI do aparelho
✔ Em caso de furto ou roubo, faça cadastro do celular nos sistemas de recuperação e preste o BO
✔ Marque ponto de encontro com amigos caso se percam
✔ Ande sempre acompanhado, em grupo ou com um amigo

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsAppYouTubee grupo de Telegram.