

Muitas pessoas chegaram na fila do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Terminal Rodoviário de Feira de Santana ainda na madrugada desta quarta-feira (18). Mas, ao chegarem no local, descobriram que o SAC só estará aberto a partir das 13h, por conta do ponto facultativo de quarta-feira de Cinzas. Segundo elas, não houve nenhum tipo de aviso que o local estaria fechado pela manhã.
Ao Acorda Cidade, Marivaldo Alves disse que chegou por volta das 6h e que havia feito um agendamento, para realizar a coleta de biometria para renovar a Carteira Nacional de Habilitação.
“Eu vim através do agendamento. No agendamento, informava que eu deveria estar aqui para ser atendido às 7 horas. Estou aqui com o agendamento no celular, informando que eu deveria estar aqui às 7 horas. Inclusive, foi enviado mensagem por SMS, WhatsApp, vários outros meios, me comunicando que era para estar aqui às 7 horas. Em nenhum momento foi enviado mensagem desmarcando o atendimento nesse horário. Ninguém aqui foi avisado que não teria atendimento na parte da manhã aqui”.

Marivaldo também chamou atenção para o fato de que as pessoas na fila tem que esperar no sol, bem como muitos têm que faltar ao trabalho para realizar os serviços, e nesse caso, não receberão atestado para justificar a falta.
“O que complica é porque às vezes a gente sai do trabalho, como é o meu caso, deixa a empresa informada que a gente vai retornar com um atestado. E aqui com o SAC fechado, a gente vai retornar sem o atestado e sem realizar o serviço que a gente veio fazer. Sem falar que a gente também fica bloqueado, só pode fazer agora a partir do dia 25 do mês que vem. E aí até lá vai ficar sem habilitação? Como é que dirige? Como é que trabalha?”
“No site estava dizendo que ia funcionar normalmente”.
Aleph Santos chegou às 6h30 para fazer a carteira de identidade, e também não sabia que o SAC estaria fechado, pois segundo ele, no site informava que o horário de funcionamento seria normal.
“No site estava dizendo que ia funcionar normalmente. Aí eu vim. Agora vai ter que ficar até o horário que for resolver. Não fiz o agendamento, mas vi que estava funcionando normalmente e vim. Falou que era por ordem de chegada, eu cheguei cedo”.
José Luiz de Santos disse que saiu de casa às 4h para renovar a identidade, ao chegar no SAC, soube do horário e voltou para casa para pegar o material de trabalho.
“Cheguei aqui pra fazer a identidade, saí de casa às 4h. Quando eu cheguei aqui, abre 13h. Como eu vou trabalhar, tive que voltar em casa para pegar o material, e voltar para fila para esperar até 13h, nessa humilhação, no sol quente. E não tem aviso nenhum avisando que é às 13h que abre. Teria que ter na entrada (um aviso) para a gente ficar sabendo, ter mais ou menos ideia”.

Assim como Crealdo Cardoso, que chegou às 4h20 e é a primeira pessoa da fila, para fazer a carteira de identidade. Crealdo destacou que apesar do cansaço, do calor e da fome, não tem outra alternativa, e vai esperar até às 13h, quando o SAC abrirá.
“E além de tudo isso, estamos no relento, sem uma cobertura, sem nada, no sol. Até 13h vai ser muito humilhante”.
Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade
Leia também:
Senhas insuficientes deixam dezenas de pessoas sem atendimento no SAC da Olímpio Vital
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.


