18 de February de 2026
Ambulatório Pediátrico
Ambulatório Pediátrico | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
O objetivo é atender a grande demanda reprimida por especialidades pediátricas muito procuradas, como neuropediatra e endocrinologista.
Ambulatório Pediátrico
Ambulatório Pediátrico | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizará no próximo sábado (21), das 8h às 13h, um mutirão de pediatria para atender cerca de 300 pessoas, desde recém-nascidos até adolescentes de 13 anos, de forma gratuita. O objetivo é atender a grande demanda reprimida por especialidades pediátricas muito procuradas, como neuropediatra, gastro pediatra, cirurgião pediátrico e endocrinologista.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a presidente da fundação, Gilberte Lucas, informa que os mutirões acontecem aos sábados pela manhã devido ao pré-agendamento daquelas crianças via central de regulação. 

Gilberte Lucas
Gilberte Lucas | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Este pré-agendamento acontecerá no ambulatório pediátrico do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), nesta quinta (19) e sexta-feira (20), das 7h às 17h.

Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de identidade ou certidão de nascimento da criança, juntamente com o comprovante de residência. “Esse mutirão é específico para residentes de Feira de Santana. Não está aberto para outros municípios”, explicou Gilberte.

De acordo com a presidente, 12 profissionais estarão trabalhando no mutirão e os atendimentos são via ambulatório. Caso o paciente necessite passar por um procedimento mais específico, ele será referenciado para a unidade mais adequada. A requisição médica não é necessária para atendimento pediátrico, somente para especialidades.

Quando questionada sobre a realização de próximos mutirões, Gilberte anuncia que está no planejamento.

“Posteriormente, a gente vai fazer um novo mutirão para atender uma demanda da central de regulação, que já está no sistema aguardando a vaga. […] E agora no mês de março, a gente vai ter outros mutirões específicos para a saúde da mulher, já que o mês de março é o mês da mulher. Então a gente vai estar com as unidades da fundação, como o ambulatório de saúde da mulher e o centro municipal de prevenção ao câncer, estaremos organizando mutirões em saúde da mulher”, afirmou. 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.