18 de February de 2026
Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026 com homenagem a Mestre Ciça
G.R.E.S Viradouro - Foto: Fotos: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval
Escola de Niterói conquista o título com o enredo “Para cima, Ciça!” e celebra 80 anos reverenciando um dos maiores mestres de bateria do samba carioca.
Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026 com homenagem a Mestre Ciça
G.R.E.S Viradouro – Foto: Fotos: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval

A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. Com o enredo “Para cima, Ciça!”, a escola de Niterói conquistou o título ao levar para a Marquês de Sapucaí uma homenagem ao mestre de bateria Moacyr Silva Pinto, o Ciça, um dos nomes mais respeitados do samba carioca.

A escola vermelha e branca foi a terceira a desfilar na segunda-feira de Carnaval, apresentando um enredo biográfico que percorreu a trajetória de quase cinco décadas de dedicação de Ciça ao ritmo das baterias. O desfile também marcou as comemorações pelos 80 anos de fundação da agremiação.

Uma vida dedicada ao samba

Aos 69 anos, Moacyr Silva Pinto é considerado um dos mestres de bateria mais longevos em atividade no Carnaval do Rio. Criado no Estácio, bairro reconhecido como um dos berços do samba, ele iniciou a trajetória como passista da Unidos de São Carlos, em 1971. Tornou-se ritmista em 1977, tocando agogô, e, após um período afastado, retornou à folia em 1986, na escola Estácio de Sá.

Em 1989, estreou como mestre de bateria. Ao longo dos anos, construiu uma carreira marcada por inovações rítmicas e ousadia que se tornaram marca registrada na Avenida. Ele também teve passagens por escolas como União da Ilha, Grande Rio e Unidos da Tijuca.

Ciça comandou a bateria da Viradouro de 1999 a 2009 e voltou ao posto que ocupa até hoje em 2019.

Enredo premiado

Antes mesmo do resultado oficial do Carnaval, o enredo da Viradouro já havia sido reconhecido pelo Estandarte de Ouro como Melhor Escola, e Ciça recebeu o prêmio de Personalidade do Ano, concedido pelo jornal O Globo.

Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026 com homenagem a Mestre Ciça
Mestre Ciça, sambista – Foto: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval

No desfile, o mestre participou da comissão de frente e, depois, retornou ao início da pista para reger a bateria. Em um dos momentos mais marcantes do desfile, subiu em um carro alegórico ao lado da rainha de bateria Juliana Paes e comandou os ritmistas do alto, reeditando uma cena que se tornou marcante no Carnaval de 2007.

Com o título de 2026, a Viradouro chega ao quinto título do Grupo Especial. A escola já havia conquistado nos anos de 1997, 2020 e 2024. Fundada em 24 de junho de 1946, a agremiação celebrou seus 80 anos com a conquista que consagra a história de um mestre que moldou o som dos batuques nas últimas décadas.

Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026 com homenagem a Mestre Ciça
Foto: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval

Estagiário de jornalismo Davi Cerqueira sob supervisão

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.