

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na manhã desta quarta-feira (18) a Campanha da Fraternidade (CF) de 2026. O evento, realizado na capital do país, apresentou o lema deste ano: “Ele veio morar entre nós” (João 1,14).
Horas mais tarde, o arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, presidiu uma missa na Catedral Metropolitana de Sant’Ana para marcar o lançamento da campanha na cidade. Após a celebração, ele explicou ao Acorda Cidade que o tema deste ano, assim como nas edições anteriores, é um convite à reflexão.

“No Brasil, nós temos aproximadamente 6 milhões de famílias que necessitam de uma moradia. Além disso, cerca de 26 milhões vivem em habitações inadequadas. E temos outro problema muito grave, que é a situação das pessoas em situação de rua, que cresce de ano para ano. O último censo revelou que temos 327 mil pessoas em situação de rua no Brasil e hoje, com certeza, temos muito mais”, afirmou o arcebispo.

“Jesus veio morar entre nós. Esse texto é tirado do evangelho de João. E, como Jesus veio morar entre nós, nós queremos que realmente as pessoas, que são a imagem do próprio Deus, tenham todas elas e todas as famílias uma moradia digna para viver”, completou.
A escolha do tema
Dom Itamar explicou que as mais de 10 mil paróquias espalhadas pelo país têm papel fundamental na escolha do tema de cada campanha. Segundo ele, a Igreja realiza uma pesquisa nas 278 dioceses e arquidioceses com bastante antecedência para identificar os temas mais relevantes em cada momento.

“Esse tema da moradia foi escolhido há três anos e hoje veio à tona, no sentido de que toda a sociedade brasileira deve tomar consciência de que realmente precisamos buscar uma habitação mais digna para muitas famílias”, disse.

“A Igreja quer despertar a sociedade brasileira para a grave situação da falta de moradia. Mas não só isso: quer convocar sindicatos, movimentos, pastorais e igrejas para que juntos busquemos, com os governantes, uma situação melhor para milhões de famílias no Brasil”, acrescentou.
Quaresma: um momento especial
Desde 1962, a Campanha da Fraternidade é reconhecida entre os cristãos católicos como uma iniciativa que convida os fiéis a viverem a conversão quaresmal de forma integral, unindo a prática da fé à luta pela dignidade humana, neste ano, com foco especial na questão da moradia.

“Durante esse período, queremos, primeiramente, fazer um retrato da situação das moradias no Brasil. Em segundo lugar, convocar a sociedade para uma reflexão clara e objetiva sobre isso. E, em terceiro lugar, como cristãos, devemos ter um compromisso ético, moral e humano com essas pessoas. Porque Jesus disse: ‘Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que fazeis’. Quando buscamos uma habitação para uma família, estamos procurando uma moradia para o próprio Jesus”, destacou.

O papel da igreja
O arcebispo emérito também comentou a importância de evangelizar por meio da reflexão e da prática concreta da fé.
“A Igreja sempre procura colocar os pés no chão, isto é, unir a fé com a vida. O apóstolo Tiago diz que fé sem obras é morta. Portanto, a oração é importante, louvar a Deus é importante, participar da missa é importante, ler a Palavra de Deus é importante, mas não é suficiente”, afirmou.

“Precisamos colocar as mãos na massa, nos envolver com os problemas de saúde, de terra, de água, com a questão terrível da violência no Brasil e na Bahia, com o problema das drogas. Todos esses desafios envolvem a pessoa que realmente quer viver a sua fé”, finalizou Dom Itamar.
Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
