19 de February de 2026
Projeto do Hospital Baiano de Oncologia
Foto: Divulgação/ Secom
De acordo com informações da Santa Casa, a nova estrutura duplicará sua capacidade de atendimento cirúrgico.
Projeto do Hospital Baiano de Oncologia
Foto: Divulgação/ Secom

Para colaborar com o fortalecimento da saúde pública e o tratamento de pacientes com câncer, a Câmara Municipal de Feira de Santana fará a destinação de mais de R$ 6 milhões em recursos para a Santa Casa de Misericórdia, voltados à construção do Hospital Baiano de Oncologia (HBO). O montante é proveniente de emendas impositivas apresentadas pelos vereadores feirenses, e a entrega do cheque simbólico ocorrerá em ato institucional, no dia 23 de fevereiro, às 8h.

De acordo com informações da Santa Casa, instituição responsável pela realização do projeto, a nova estrutura duplicará sua capacidade de atendimento cirúrgico , que já atua no atendimento especializado. O Hospital Baiano de Oncologia contará com 224 leitos, sendo 204 de internamento clínico e 20 de UTI, além de um centro cirúrgico moderno para diferentes tipos de procedimentos, incluindo sala para cirurgias robóticas. Ao todo, serão destinados R$ 6.015.848,00 para a implantação do novo hospital.

O projeto prevê ainda pronto-socorro com 12 leitos, 20 poltronas de observação, sala vermelha, três consultórios médicos e um centro de diagnóstico por imagem de última geração, equipado com ressonância magnética, tomografia, PET-CT, densitometria óssea, raio-X e ultrassom.

Em relação à capacidade atualmente instalada na Santa Casa, a expectativa é de que o Hospital Baiano de Oncologia acrescente, anualmente, até 3 mil cirurgias, 6 mil internações e 50 mil exames, além de ampliar em até 70% o atendimento aos casos de urgência.

A iniciativa reforça o compromisso do Poder Legislativo Municipal com o fortalecimento da rede de saúde, especialmente no atendimento especializado em oncologia, evidenciando o papel da Câmara Municipal como Casa da Cidadania.

As informações são da Secretaria de Comunicação do Município (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.