

O sonoplasta José Cláudio Barbedo, conhecido como Formiga, morreu na última quarta-feira (18) no Rio de Janeiro aos 84 anos. Ele foi responsável pela criação da famosa vinheta “Brasil-sil-sil” da TV Globo. A causa do óbito não foi divulgada.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Folha do Leste, o operador de áudio foi encontrado passando mal dentro do apartamento em que morava na última segunda-feira (16).
José Cláudio Barbedo foi levado imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O autor da vinheta “Brasil-sil-sil” foi homenageado pelo amigo, o comunicador Aroldo Barros.
“HOJE O RÁDIO ESTÁ DE LUTO. Logo pela manhã, tomei conhecimento de que um dos maiores gênios (se não o maior) da sonoplastia brasileira nos deixou e foi morar com Deus. Desejo que Deus possa colocar muita luz nessa sua nova caminhada. Descanse em paz, querido José Claudio Barbedo ‘Formiga’”, escreveu Aroldo.
“Brasil-sil-sil”
A famosa vinheta usada nas transmissões esportivas da TV Globo foi criada em 1969. “Brasil-sil-sil” surgiu para ser utilizada na classificação da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa de 1970.

Formiga foi responsável pelo efeito de eco na voz do locutor Edmo Zarife.
“Por incrível que pareça, o processo de criação foi rápido. Isso foi em 1969. O Mário Luiz, que era diretor de programação, queria que a gente fizesse algo pra a classificação da seleção brasileira. Então, fui eu num domingo pra lá (Rádio Globo) e comecei a testar vários tipos de efeitos. Reverbe, eco e fiz o efeito original dele e gravei numa fita. O (Edmo) Zarife chegou depois, entrou no estúdio, emulei a voz dele, alterei a rotação de máquina com durex, botei três gravadores juntos e passei por filtro, etc e tal. Até que falei: ‘Ok, Zarife. Vamos lá. Fala aí, Brasil’. Na terceira vez que ele falou ‘Brasil’, eu consegui o tempo de efeito. Achei bom e chamei ele. Ouvimos e tava pronto em quatro horas. Isso numa tarde de domingo de folga”, detalhou Formiga em entrevista ao portal Na Telinha em 2019.
Ação judicial contra o Grupo Globo
José Cláudio Barbedo trabalhou na Rádio Globo durante 30 anos. Após sair da emissora em 2011, ele entrou com uma ação judicial contra o Grupo Globo e, dez anos depois, ganhou a causa.
Em 2021, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu uma indenização pela emissora a Formiga devido ao direito do uso e veiculação da vinheta “Brasil-sil-sil”.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
