

Morreu na última quinta-feira (19) aos 53 anos o ator norte-americano Eric Dane, que ficou mundialmente conhecido por interpretar o cirurgião plástico Mark Sloan na série Grey’s Anatomy.
O artista lutava contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível.
“Ele passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua esposa dedicada e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro de seu mundo. Sentiremos profundamente sua falta e ele será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil”, escreveu a equipe de Eric Dane.
Ao longo de sua trajetória sofrendo da ELA, o ator engajou-se na valorização da conscientização e da pesquisa sobre a doença, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta.
Após o diagnóstico da esclerose lateral amiotrófica, revelado em abril de 2025 para o público, Eric Dane passou a receber atendimentos de enfermagem 24 horas por dia, como divulgou a revista People. “ELA é uma doença terrível”, contou o norte-americano na época.
Um dos últimos papéis de Eric Dane foi na aclamada série dramática Euphoria, da rede de televisão por assinatura estadunidense HBO, na qual interpretou o personagem Cal Jacobs.

Dane chegou a dar vida a um personagem diagnosticado com ELA, na série Mentes Extraordinárias (Brilliant Minds), no episódio que foi ao ar em novembro de 2025. Na época das filmagens, após a gravação de uma cena, o ator foi aplaudido durante 10 minutos no set da produção.
“Nunca interpretei um personagem que estivesse passando por algo que eu também estivesse vivenciando na vida real. Foi difícil, mas, no geral, fiquei muito grato pela experiência. Achei um pouco catártico”, disse Eric Dane em uma entrevista.

ELA
De acordo com o Ministério da Saúde, a descrição do nome ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) significa:
Esclerose – endurecimento e cicatrização;
Lateral – endurecimento da porção lateral da medula espinhal;
Amiotrófica – fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido muscular, atrofia.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
