20 de February de 2026
Cooperfeira articula com o Banco do Nordeste ampliação do crédito à pecuária
Foto: Divulgação
O encontro discutiu soluções práticas para ampliar o acesso ao crédito rural, especialmente para os pecuaristas da região.
Cooperfeira articula com o Banco do Nordeste ampliação do crédito à pecuária
Foto: Divulgação

A Cooperfeira deu início a uma agenda estratégica de aproximação com instituições financeiras e entidades do setor agropecuário e realizou, na quinta-feira (20), reunião com o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, acompanhado do gerente da agência de Feira de Santana, Jefferson Góes.

O encontro teve como foco principal discutir soluções práticas para ampliar o acesso ao crédito rural, especialmente para os pecuaristas da região.

O presidente da Cooperfeira, Beto Falcão, apresentou as demandas dos cooperados, que relatam dificuldades no acesso às linhas de financiamento e falta de informação sobre os produtos disponíveis para a pecuária. A cooperativa defendeu uma atuação mais próxima do banco junto aos produtores médios, faixa importante da economia rural local.

Encaminhamentos práticos

Como resultado imediato da reunião, o BNB anunciou três medidas:

  • Curso já em março para capacitação de elaboradores de projetos, facilitando operações acima de R$ 100 mil;
    • Seminário técnico para apresentação detalhada das linhas de crédito voltadas à agropecuária;
  • Estudo de linha específica para financiamento de equipamentos ligados à Expofeira.

O banco também destacou que financia aquisição de animais para recria e engorda com projeto simplificado. A avaliação técnica da propriedade — incluindo capacidade de alimentação e oferta de água — é feita por engenheiro do próprio banco, sem custo adicional ao produtor.

Para operações de até R$ 100 mil, por meio do Agroamigo, o projeto técnico e financeiro é elaborado gratuitamente para agricultores familiares, com juros incentivados.

Participaram ainda da reunião o secretário municipal de Agricultura, Silvaney Araújo, o secretário de Governo e presidente da Unagro Bahia, Neto Bahia, e os diretores da Cooperfeira, Agenor Campos e Celso Pereira.

Para Beto Falcão, a iniciativa representa um passo concreto para reduzir barreiras técnicas e ampliar o acesso dos pecuaristas de Feira de Santana e região às linhas de financiamento governamentais, fortalecendo toda a cadeia produtiva.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.