

Em ano de eleição, pré-candidatos aos cargos eletivos de presidente da República, governadores, senadores, além dos deputados federais e estaduais precisam seguir protocolos, regras e os prazos da Lei de Inelegibilidade.
Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta sexta-feira (20), o atual secretário de Educação de Feira de Santana, Pablo Roberto, confirmou o desejo de concorrer a deputado federal.
“O que está no meu coração, na minha cabeça, o que eu tenho pensado, refletido é acerca dessa possibilidade do próximo dia 3 de abril me ausentar para que eu possa concorrer às eleições para deputado federal”, compartilhou.

“Não dá para misturar as coisas”
Pablo afirma que ainda não está em campanha, mas que a partir do dia 3 de abril, irá se dedicar ao movimento de pré-campanha.
“O ano de 2025 foi um ano de muito trabalho. O prefeito recomendou e eu entendi também que a Secretaria da Educação não dá para você misturar as coisas. Então foi um ano de muito trabalho, o ano de 2026 também, muitos desafios, e nós vamos continuar trabalhando muito com foco na administração até o dia 3 de abril.”
Afastamento e desincompatibilização
A eleição de 2026 está prevista para acontecer dia 4 de outubro. Decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e leis da Constituição Federal dão um prazo de seis meses para o pré-candidato se desvincular e desincompatibilizar do cargo público que ocupa.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram
