20 de February de 2026
Viaduto da Cerb
Viaduto da Cerb | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Na manhã desta sexta-feira (20), a equipe de engenharia da Prefeitura Municipal de Feira de Santana esteve nas imediações do viaduto da Cerb com o objetivo de dar continuidade às obras de requalificação do local, que incluem adaptação de sinalizações, reorganização do tráfego e melhoramento do fluxo de veículos. O início das obras foi autorizado […]
Viaduto da Cerb
Viaduto da Cerb | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Na manhã desta sexta-feira (20), a equipe de engenharia da Prefeitura Municipal de Feira de Santana esteve nas imediações do viaduto da Cerb com o objetivo de dar continuidade às obras de requalificação do local, que incluem adaptação de sinalizações, reorganização do tráfego e melhoramento do fluxo de veículos.

O início das obras foi autorizado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho há um mês, no dia 20 de janeiro. De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Ricardo Cunha, a parte da intervenção que seria feita pela Soma já foi totalmente concluída no espaço embaixo do viaduto.

Viaduto da Cerb
Viaduto da Cerb | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Ricardo afirma que as adaptações de sinalização, juntamente ao reacendimento das faixas, deverão ser concluídas quando houver a abertura do local, devido às chuvas. 

Viaduto da Cerb
Viaduto da Cerb | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Tudo que teria que ser feito de obra já foi 100% concluído. A sinalização já começou, estamos fazendo uma adaptação da sinalização aqui. A gente vai deixar para concluir e para reacender as faixas, por conta das chuvas, na proximidade da abertura deste local”, afirmou.

Superintendente da Soma, Ricardo Cunha
Superintendente da Soma, Ricardo Cunha | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Novas rotatórias

Ricardo Cunha explica que será necessário implementar duas novas rotatórias na região do viaduto antes de prosseguir com o projeto de mudanças no trânsito.

“A gente faz um raio, e aqui foi um raio bem longo, para podermos entender o que seria necessário. E tem uma previsão de duas rotatórias nesta região. Então a gente precisa que essas duas rotatórias sejam implementadas antes de fazermos toda a retomada ou efetivação do projeto que foi apresentado à sociedade”, disse.

Congestionamento

Devido a quantidade de veículos que circulam na cidade, Ricardo não promete acabar com o congestionamento no trânsito, mas afirma que haverá uma redução de 60% após as intervenções. “A nível de dados mundiais, a gente não consegue nada melhor do que isso. E a comunidade, com certeza, vai ficar bem satisfeita”, afirmou o superintendente.

Engarrafamento da Cerb - viaduto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nova sinaleira

Segundo Ricardo, uma nova sinaleira foi instalada no local, e essa era uma prioridade, mas que logo quando finalizar as demandas deste setor, dará continuidade às intervenções secundárias.

“A Soma já está bem atenta, é muito acelerada, trabalhamos todo o Carnaval para que nos próximos dias o prefeito venha e faça o lançamento dessa nova, vamos chamar aqui de ‘posição viária’ para a cidade de Feira de Santana”, relatou.

Região do Hospital Geral Clériston Andrade

Para quem sai da região do Hospital Geral Clériston Andrade, o trajeto continua sendo o mesmo. “Não vai haver mudança significativa para quem sai do Clériston Andrade”, afirmou Ricardo.

Senador Quintino e Olney São Paulo

No sentido da Rua Senador Quintino/Olney São Paulo, vias próximas ao viaduto da Cerb, o trânsito passa a ser mão única e com a direita livre. Já o sentido contrário, para quem segue do bairro ao centro da cidade, será pela rua paralela. Os dois retornos embaixo do viaduto serão desobstruídos e passarão a funcionar.

Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.