23 de June de 2026
Foto: Bruno Fernandez / FPF

A CBF lançou nesta terça-feira (23), em Miami, a iniciativa Seleção Carbono Neutra. O plano de ação tem por objetivo transformar a Seleção Brasileira na primeira equipe nacional com balanço zerado de emissões de gases de efeito estufa do mundo, compensando a pegada de carbono da Amarelinha durante a disputa da Copa do Mundo de 2026. A ação é um desdobramento da estratégia ESG da CBF, consignada na plataforma CBF Impacta.

A Copa do Mundo é o palco onde a Seleção Brasileira constrói feitos inéditos. E a busca pelo hexacampeonato em 2026 vem acompanhada de uma ação que pode impactar o mundo todo: durante o Mundial, a Amarelinha se tornará a primeira seleção a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). O procedimento já foi executado nos jogos contra Marrocos e Haiti, além do amistoso contra o Egito, antes da Copa.

A operação é uma parceria com o Instituto Climático VBH, responsável pela estimativa de emissões antes dos jogos (Ex Ante), pela compensação das emissões que não puderem ser evitadas, pelo inventário de emissões de GEE após as partidas (Ex Post) e pelo relatório final de dados.

Neutralizar as emissões de GEE durante a Copa do Mundo é o cumprimento de um compromisso anunciado pelo presidente Samir Xaud durante o evento Expert XP, em julho de 2025, dois meses após assumir a entidade.

Na ocasião, Xaud prometeu que a ação se estenderia às Seleções Masculina e Feminina e anunciou a participação da CBF na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, realizada em Belém (PA), onde a entidade apresentou sua inédita estratégia ESG, intitulada CBF Impacta.

Para o presidente da CBF, Samir Xaud, o futebol tem a responsabilidade de liderar transformações que ultrapassam as quatro linhas.

“A Seleção Brasileira é um patrimônio mundial e, justamente por isso, deve assumir um papel de protagonismo também nas causas que impactam o futuro do planeta. Queremos conquistar o hexacampeonato, mas também deixar um legado positivo. Ser a primeira seleção nacional carbono neutra do mundo é uma demonstração de que o futebol pode inspirar mudanças concretas e contribuir para um futuro mais sustentável, disse.

Para o vice-presidente da CBF, Gustavo Dias Henrique, a iniciativa reforça o compromisso da entidade de utilizar a força da marca Seleção Brasileira para promover transformações positivas na sociedade.

“O futebol tem uma capacidade única de mobilização e influência. Quando a Seleção Brasileira assume um compromisso como este, ela envia uma mensagem poderosa para o mundo de que é possível conciliar alto rendimento, grandes eventos esportivos e responsabilidade ambiental. Queremos que esse projeto inspire outras instituições e deixe um legado que vá muito além da Copa do Mundo”, comentou.

Vice-presidente da CBF e idealizador da estratégia ESG da entidade, Ricardo Gluck Paul destacou que a iniciativa faz parte de uma estratégia de longo prazo.

“O CBF Impacta nasceu para inserir a sustentabilidade no centro das decisões da Confederação. A iniciativa Seleção Carbono Neutra é mais um passo nessa jornada e mostra que é possível conciliar excelência esportiva e responsabilidade ambiental, transformando a força da nossa Seleção em uma plataforma de conscientização e de exemplo para o futebol mundial”, argumentou.

A estratégia para executar o plano leva em conta toda a operação logística que envolve a Seleção Brasileira e seus deslocamentos. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Climático VBH, 72% das emissões de GEE estão relacionadas aos transportes (cerca de 226 tCO2e, ou seja, toneladas de dióxido de carbono equivalente), 16% vêm da hospedagem, 9% da alimentação e 3% da geração de resíduos.

Essas informações são utilizadas para fazer a previsão das emissões de GEE para cada partida. A prática começou com a chegada da Seleção em Nova York. No amistoso contra o Egito, em Cleveland, foi realizada a primeira ação de compensação. Na ocasião, foi estimada a emissão de 168 tCO2e. Para cobrir cenários que poderiam variar do conservador ao crítico, foram neutralizadas 273 tCO2e, conforme certificado emitido pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC).

O processo de neutralização acontece por meio da ativação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, ferramenta oficial utilizada pela UNFCCC que prevê a aquisição de créditos de carbono. No caso da CBF, o cancelamento desses créditos para compensar emissões foi feito junto ao projeto do Aterro Sanitário de Seropédica.

Por envolver uma viagem internacional, o cálculo das emissões para o amistoso contra o Egito foi bem superior ao previsto para os jogos da Seleção na fase de grupos da Copa do Mundo.

O jogo contra o Marrocos, por exemplo, teve emissão estimada de 19 tCO2e e neutralização projetada para 57 tCO2e. Já contra o Haiti foram estimadas 22 tCO2e e projetadas 36 tCO2e para neutralização. Em ambos os casos, as solicitações de neutralização já foram enviadas à UNFCCC e aguardam a emissão dos certificados.

Por se tratar de um cálculo projetado, a partida contra a Escócia, que acontecerá em 24 de junho, também já tem estimativas definidas: 61 tCO2e de emissão e 80 tCO2e para neutralização.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.