23 de June de 2026
Duo Mangalô reúne 23 artistas de Feira de Santana em videoclipe inspirado na espiritualidade e no sertão baiano
Foto: Benedito Pamponet

O clima de introspecção, aconchego e saudade que permeia o inverno baiano inspirou a produção da primeira obra audiovisual do Duo Mangalô, formado pelos artistas do interior da Bahia Daniel da Quixabeira e Ludmilla Dourado. O videoclipe da canção inédita “Inverno quando chega” será lançado em agosto de 2026, mas antes, em julho, após a distribuição digital feita pelo selo musical colaborativo Casa das Águas 75, o single ficará disponível em todas as plataformas digitais de música.

O mês de junho foi marcado pela reunião de 23 profissionais das artes de Feira de Santana, sendo 11 artistas e 12 pessoas atuantes na equipe técnica, que trabalharam na pré-produção e na gravação das cenas que vão compor a versão final do filme. Os takes foram capturados na Fazenda Recreios, localizada em Conceição da Feira, há 127 km da capital baiana.

A música foi composta por Daniel da Quixabeira em 2024, durante um período de recolhimento e vivência espiritual no Ilê Axé Omin Kaiodê, em Juazeiro (BA). “Essa composição vem de um sonho. Fui impactado por uma lembrança da minha juventude em Capim Grosso, e isso me levou a pensar sobre como a gente se distancia da natureza e como muitas respostas para as nossas questões existenciais estão nela”, explica o artista.

Na letra, o inverno aparece como metáfora dos períodos de tristeza, silêncio e introspecção que antecedem novos ciclos de alegria e transformação. A canção parte da ideia de que os períodos difíceis também possuem potencial de mudança e podem favorecer o reencontro consigo, com a natureza e com o outro.

A produção audiovisual conta ainda com a voz da artista indígena Ana Luiza Pankararu. Sua participação amplia o diálogo da obra com saberes e cosmologias que compreendem a vida a partir da circularidade do tempo, dos vínculos comunitários e da relação indissociável entre as pessoas e a natureza. O encontro artístico entre o Duo Mangalô e Ana Luiza Pankararu fortalece a dimensão intercultural do projeto e reafirma a diversidade da produção cultural baiana contemporânea.

“Ver esse trabalho sendo executado nos emociona demais. É a prova da importância do fomento às artes produzidas no interior da Bahia e a gente só agradece mais essa oportunidade”, declara Ludmilla Dourado, artista e produtora executiva do projeto.

Quem realiza?

Esse filme musical é mais um trabalho realizado pelo Coletivo Mangalô, com o apoio da Comunidade Culturasss no desenvolvimento do projeto cultural e mobilização de recursos. A produção musical é assinada por Kelvin Diniz e a captação, edição e finalização do videoclipe, pela Recreio Filmes, produtora audiovisual feirense, conduzida por Bruno Bittencourt. A direção coreográfica e corpo-dança é de Ananda Oliveira; e a direção artística coletiva reúne Denise Oliveira, Daniel da Quixabeira e Ludmilla Dourado.

A produção do videoclipe “Inverno Quando Chega” conta com o financiamento público da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), política que tem possibilitado o fortalecimento de produções artísticas autorais em diferentes territórios do país.

Sobre o Duo Mangalô

O dueto literomusical de Daniel da Quixabeira e Ludmilla Dourado se formou em 2021, na oportunidade do lançamento do EP “Fôlego”, com 6 canções de autoria própria. O Duo Mangalô produz músicas que expressam delicadezas e convocam o sentir. São sonoridades e símbolos influenciados por sertanias baianas, com seus bichos, sua gente e suas paisagens sonoras. Quando a singularidade da voz e a poesia de Ludmilla encontram a força do canto, o pandeiro e as cordas do violão de Daniel, o que se ouve é uma poética marcada pela memória, pela natureza e pela celebração dos encontros.

“Inverno Quando Chega” é a primeira obra no formato videoclipe produzida pelos artistas. Porém, em abril de 2026, o Duo Mangalô foi homenageado pela artista feirense Antonia Lyara, presenteando-o com versões em audiovisual das músicas do EP “Fôlego”, através do projeto Corpo Palavra.

O Duo é mais uma iniciativa do Coletivo Mangalô, encontro de agentes culturais com experiências em iniciativas de artes integradas pelo interior baiano, desde 2018. São responsáveis pela produção do álbum “Doismilivinte”, do EP “Quixabeira” e da obra audiovisual “Mandinga”, que inclui os videoclipes “Pêndulo” e “O Capoeira”. Todos esses trabalhos foram do artista Daniel da Quixabeira.

O Coletivo também assina a produção executiva do álbum “O Curador do Museu do Imaginário”, do grupo Africania, liderado pelo percussionista Bel da Bonita (in memoriam). São agentes culturais atuantes na cena de Feira de Santana, acumulando experiências com projetos aprovados em seleções via editais de chamamento público para o fomento à cultura.

Instagram: duomangalo

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.