26 de June de 2026
Prédio da Filarmônica Vitória
Prédio da Filarmônica Vitória | Foto Reprodução/ Google Street View

Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (26), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, anunciou a desapropriação do prédio da Filarmônica Vitória, localizado na Rua Conselheiro Franco, no centro da cidade.

O casarão histórico do século XIX será transformado no Palácio das Academias, espaço que abrigará a Academia Feirense de Letras, Academia de Educação de Feira de Santana, Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Academia Metropolitana de Artes e Letras, além do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, esclareceu que a medida faz parte de um pacote de ações do governo. Sem o funcionamento da orquestra há décadas, o casarão chegou a ser mantido por terceiros, que acabaram despejados após uma decisão judicial favorável à Sociedade Filarmônica Vitória.

Prefeito José Ronaldo e o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito
Prefeito José Ronaldo e o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O prédio da Filarmônica Vitória está construído em um terreno foreiro, ou seja, pertence ao Município de Feira de Santana. Assim, para evitar o abandono do patrimônio histórico, a prefeitura desapropriou o espaço onde realizará obras de restauração.

“A Filarmônica Vitória não tem mais diretoria. Desde 2008, está com o CNPJ cassado. Não tem registro no cartório de documentos das pessoas civis. Não tem o registro de uma ata nos últimos 15 anos de uma diretoria eleita, não existe”, explicou o secretário ao Acorda Cidade.

A Filarmônica Vitória foi fundada em 20 de julho de 1873 pelo Padre Ovídio Alves de São Boaventura. O prédio sede foi oficialmente adquirido como patrimônio da sociedade musical em 18 de setembro de 1894. A banda encerrou as atividades no século XX.

O futuro Palácio das Academias deverá movimentar o centro da Princesa do Sertão com eventos culturais. De acordo com Carlos Brito, devido à boa conservação do prédio, a reforma será rápida.

A escritora e professora, Claudia Gomes, comemorou a novidade. Para ela, a criação do Palácio das Academias representa um divisor de águas para a arte, cultura e literatura da cidade.

Claudia Gomes
Claudia Gomes | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“É uma ótima notícia. Um local onde a gente pode divulgar ainda mais a nossa arte, a memória da nossa cidade”, declarou Claudia.

Dázio Brasileiro integra o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, uma das instituições abrigadas no Palácio. Ele enfatizou a importância cultural que deverá ser proporcionada para a população.

Dázio Brasileiro
Dázio Brasileiro | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Muito bom para a cidade, onde as pessoas que visitarem a cidade terão a oportunidade de ver, poder entrar e conhecer um pouco da cultura da cidade”, reforçou Dázio.

A medida para desapropriação do imóvel será publicada no no Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br), neste sábado (27).

Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.