26 de June de 2026
Novo centro esportivo vai levar basquete 3x3 a 4 mil alunos em Coração de Maria
Foto: Divulgação/Isen

O Projeto Esporte nas Escolas, iniciativa desenvolvida pelo Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (Isen) dentro do Programa Educaê – Juntos por uma Nova Educação, ganha uma nova fase em Coração de Maria com a inauguração do Centro de Treinamento voltado à prática esportiva, à educação e ao desenvolvimento social dos estudantes da rede municipal.

A proposta é ampliar as ações de incentivo ao esporte no ambiente escolar, fortalecendo a inclusão, a cidadania, o bem-estar e a aprendizagem por meio de atividades esportivas e educativas. Segundo o presidente do Isen, Jubrã Ferreira, o projeto busca tornar a escola um espaço mais atrativo e contribuir para a formação integral dos alunos.

“O esporte tem relação profunda com saúde e educação e contribui para a permanência dos estudantes na escola, ao tornar o ambiente escolar mais atrativo.

Além disso, favorece a formação cidadã ao afastar o jovem da marginalidade e estimular valores como respeito, disciplina, cooperação, responsabilidade e trabalho em equipe”, afirma.

A reforma e revitalização da quadra esportiva tiveram como principal objetivo modernizar a estrutura e oferecer um espaço mais adequado, seguro e funcional para os estudantes. O novo Centro de Treinamento também foi pensado para receber campeonatos, ampliando a visibilidade do município no cenário esportivo.

O espaço poderá abrigar modalidades de quadra, como futebol de salão, handebol, basquete e atividades recreativas. Nesta etapa, a atividade programada de forma efetiva será o basquete 3×3, modalidade que deve ganhar protagonismo dentro do projeto.

A expectativa é beneficiar a totalidade da população estudantil da rede municipal de Coração de Maria, que conta com cerca de 4 mil alunos matriculados.

Para Jubrã Ferreira, a iniciativa tem papel estratégico na formação de crianças, adolescentes e na aproximação da comunidade com novas práticas esportivas.

O projeto existe há três meses, mas está inserido no contexto mais amplo do Educaê, que atua desde 2024 no município. A nova fase, segundo o ISEN, busca ampliar o impacto positivo do programa, utilizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento social, inclusão e fortalecimento da educação.

A inauguração contou com a presença da medalhista olímpica e campeã mundial de basquete Marta Sobral. Para o Isen, a participação da ex-atleta representa uma fonte de inspiração para os estudantes e reforça a importância do esporte como caminho de transformação de vida.

“A presença de Marta Sobral mostrou aos alunos que o esporte pode abrir caminhos para grandes histórias e conquistas. Sua participação fortaleceu o lançamento dessa nova etapa, valorizou o projeto e reforçou a relevância do esporte na educação e na formação do cidadão”, destaca Jubrã Ferreira.

Sobre o Isen

O Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (Isen) é uma organização do terceiro setor fundada em 2005, com sede em Salvador. Atua em projetos de saúde, educação e assistência social nos estados da Bahia, Maranhão, Alagoas, Goiás e Piauí, em parceria com o poder público. O Programa Educaê – Juntos por uma Nova Educação é uma das principais iniciativas do instituto, promovendo formação continuada, bem-estar emocional e desenvolvimento social nas escolas municipais.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.