27 de June de 2026
cirurgias
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

O Ministério da Saúde, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, realiza neste sábado (27) e domingo (28) um mutirão de consultas especializadas e cirurgias eletivas.

A iniciativa integra uma grande mobilização nacional do programa do governo federal “Agora Tem Especialistas”, que começou no dia 22 de junho, e envolve 20 estados e 47 estabelecimentos de saúde, com a meta de atender mais de 16 mil pacientes em todo o país.

Na Bahia, os procedimentos estão centralizados no Hospital Dom Pedro de Alcântara (Santa Casa), em Feira de Santana, e também no Hospital de Alagoinhas.

Segundo a enfermeira Joana Paroli, superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, o mutirão é focado no componente de créditos financeiros do programa federal.

Esse modelo funciona por meio de uma troca: as instituições filantrópicas ou privadas ofertam consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, em contrapartida, conseguem abater dívidas tributárias históricas e tributos futuros a vencer.

Joana Paroli, superintendente do Ministério da Saúde na Bahia | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Pretendemos atender na Bahia cerca de 170 pessoas, tanto em Alagoinhas quanto aqui em Feira de Santana. A gente está muito contente com essa mobilização, com a participação, sobretudo falando de Feira de Santana, que é uma cidade tão importante para o nosso estado”, disse Joana.

“Realizaremos as cirurgias eletivas e também os OCIs, que são ofertas de cuidado integradas, como a gente chama. É um pacote de cuidados na área de oftalmologia e ortopedia, focado em diagnóstico e encaminhamento. A partir desse diagnóstico, o encaminhamento para cuidado adequado”, completou.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

De acordo com a provedora da Santa Casa de Feira de Santana, Fernanda Reis, a medida gera celeridade aos pacientes e alívio financeiro às contas de endividamento da própria instituição.

Fernanda Reis, provedora da Santa Casa de Feira de Santana | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Além de tudo isso, a gente vai para a questão social, em que esses pacientes são contemplados em trazer celeridade no seu serviço, no seu atendimento, na sua necessidade. Então, a gente estava falando anteriormente aqui o quão gratificante é ligar para um paciente e dizer: “Ó, sua cirurgia vai ser antecipada, sua consulta vai ser antecipada”. Isso realmente é o que a gente tá buscando: trazer impacto social, trazer saúde à nossa população”, declarou Reis.

Segundo os dados oficiais, as ações do programa entre 2022 e 2025 já ampliaram em 40% o número de cirurgias e em mais de 30% o de exames e consultas, consolidando-se como a maior mobilização sanitária do país desde a pandemia de Covid-19.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“A gente tem dito que o programa Agora Tem Especialistas é a maior mobilização sanitária que a gente tem feito desde a pandemia. Então, esse momento agora é o que a gente tá conseguindo reunir um conjunto de esforços para que a gente consiga ampliar o acesso das pessoas à saúde, principalmente na atenção especializada, que é o principal gargalo que a gente tem hoje”, concluiu Joana Priolli.

Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.