26 de August de 2025
Igreja Senhor dos Passos
Foto: Ricardo Ferreira/Pascom – PSP

A Paróquia Senhor dos Passos, celebrará nesta sexta-feira (17) às 19h30, o Jubileu de Diamante, que marca os 60 anos de existência da paróquia. A missa solene, que será presidida pelo Arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, também será marcada pela elevação da Igreja Senhor dos Passos à categoria de primeiro Santuário urbano do município de Feira de Santana.

Igreja Senhor dos Passos
Foto: Divulgação

Por sua localização central e referencial de devoção, a Igreja Senhor dos Passos recebe diariamente centenas de fiéis em busca de orações ao Bom Jesus dos Nossos Passos, razão pela qual será reconhecida como Santuário.

Construção neogótica tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, a Igreja Senhor dos Passos, que começou a ser construída em 1921, comemora os seus 60 anos desde que foi concedida à condição de paróquia.

O pároco da Paróquia Senhor dos Passos, o Pe. Júlio Santa Bárbara, conversou com o Acorda Cidade e destacou a importância da elevação da igreja enquanto Santuário, que reúne fiéis vindos de Feira de Santana e de outros municípios atraídos pela fé e devoção.

Caminhada do Perdão
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A igreja foi percebendo que a Igreja Senhor dos Passos vem cumprindo um papel muito especial em Feira de Santana. Ela está no coração da cidade e por isso as pessoas vão à igreja ao longo do dia. O Santuário é um templo, é uma igreja para onde afluem muitas pessoas e em todo esse sentido, podemos dizer que naturalmente a Igreja Senhor dos Passos foi se constituindo como Santuário. Ali não tem um lugar para muitas peregrinações, ainda, mas individualmente, em família ou em pequenos grupos as pessoas encontram esse oásis, esse lugar de paz, de deserto e de oração. Santuário, a rigor, é uma igreja que mostra uma devoção, uma piedade”, disse.

Igreja Senhor dos Passos
Foto: Michell Santos/Pascom – PSP

Pe. Júlio Santa Bárbara também enfatizou a relevância das seis décadas da Senhor dos Passos enquanto paróquia, além de que na mesma data, a igreja será concedida como Santuário Arquidiocesano. Ele aproveitou para destacar outros grandes santuários no país manifestados pela adoração, louvor e celebração da eucaristia.

“Temos no Brasil grandes santuários como o do Bom Jesus da Lapa, temos também o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida, em São Paulo, temos grandes santuários que revelam isso, nestes templos as pessoas afluem e vão com muita fé e devoção. Ao entrar na Igreja Senhor dos Passos, é muito difícil você não encontrar alguém rezando no tabernáculo do Santíssimo Sacramento e diante da imagem de Senhor dos Passos. E diante do Senhor dos Passos a gente não deve só alimentar uma devoção, para o Senhor, é fé, seguimento. Este ano, exatamente no dia em que a paróquia vai celebrar a sexagésima data de criação, o nosso arcebispo nos dá esse grande presente de constituir a paróquia e igreja como Santuário Arquidiocesano. E, queremos com isso entender que temos uma grande missão e responsabilidade de uma igreja que acolhe, que celebra diariamente a Eucaristia. Queremos continuar melhorando os nossos serviços para que de fato a igreja que recebe o título de santuário possa ajudar as pessoas em todos os sentidos”, concluiu.

Com informações da jornalista Iasmin Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

The post Igreja Senhor dos Passos será elevada a Santuário Arquidiocesano; missa solene também marca 60 anos de criação da paróquia appeared first on Acorda Cidade – Portal de notícias de Feira de Santana.